Para criar uma nova periodização você irá:
Conforme já explicado em outras publicações, a periodização é uma forma sistemática de organizar a temporada de treinamento de um indivíduo. ... Periodização é oferecer dentro de um sistema de organização, estímulos diferentes em microciclos e mesociclos.
A periodização é a organização do treinamento em um calendário com variações nos estímulos ao corpo com o objetivo de evitar que a adaptação natural do organismo humano impeça o desenvolvimento na musculação e em outras práticas físicas.
A periodização tem como principal objetivo melhorar a performance e o resultado do atleta. Por meio dessa organização sistemática de atividades, é criada uma rotina de treinos com estímulos diferentes, que se alternam de acordo com o ciclo e as metas de cada praticante, seja ele amador ou profissional.
Neste tipo de periodização para hipertrofia, a ideia-chave é periodizar o Volume e a Intensidade consoante a capacidade de recuperação e resposta de cada atleta ao treino. Ou seja, à medida que progredimos num bloco, o treino torna-se cada vez mais desafiante – com maior volume e proximidade à falha.
Por exemplo, no inicio da periodização iremos focar 2 semanas em adaptação muscular, isso será um mesociclo de 2 semanas. Depois, focarei 4 semanas para queima de gordura com treino aeróbio e fortalecimento muscular! Será um mesociclo de 4 semanas! E assim sucessivamente.
A Periodização Literária representa o conjunto de eras e escolas literárias, agrupadas sistematicamente de forma a facilitar o estudo dos escritores e da arte literária.
São três etapas de periodização do treino: preparação, competição e transição. Confira com funciona cada uma delas.
Isso é chamado de periodização do treino. De forma bem simplificada, podemos dizer que ela se refere à organização de cada etapa do treinamento, como se fosse um calendário. Para que o objetivo seja alcançado no tempo disponível, é necessário planejar e estruturar adequadamente essas fases.
Verkhoshanski não utiliza os termos planejamento ou planificação. Esse autor defende a idéia de que o processo de treinamento deve basear-se em um sistema que defina os conceitos de programação, organização e controle.