O bastão de plástico tem um vidro fininho no meio, que tem oxalato (derivado do ácido oxálico, o mesmo da carambola) e algum tipo de corante. Quando você dobra esse plástico, o vidro se quebra e o oxalato se mistura com o líquido lá de dentro, que tem peróxido de hidrogênio – a famosa água oxigenada.
Faremos o "tornado luminoso" usando um HD externo, um ímã, um arame, um recipiente de vidro, água e uma substância fluorescente formada pela combinação de oxalato, corante e peróxido de hidrogênio.
Os furacões nascem quando a água dos oceanos atinge temperaturas superiores à 26 °C e evapora. Ao subir, esse vapor encontra camadas mais frias e forma grandes nuvens de tempestades. Durante esse processo, a pressão atmosférica diminui e começa a atrair massas de ar para partes mais altas do céu.
Para que aconteça um redemoinho em um rio, por exemplo, é necessário que exista um "sumidouro", ou seja, um lugar (um ponto) que absorve a água. Esta região se encontra no fundo do rio e funciona como um ralo de banheira, onde a água é sugada para seu interior.
Ligar as garrafas com o vedante e fita adesiva. Colocar as garrafas numa mesa com a garrafa cheia por cima. Observar pingos de água a cair na garrafa vazia ao mesmo tempo que pequenas bolhas de ar entram na garrafa de cima. O fluxo de água poderá mesmo parar.
Experimentos sugeridos para crianças até o ensino fundamental:
Os redemoinhos, rodamoinhos, remoinhos, torvelinhos, redemoinhos-de-poeira, pés-de-vento ou diabos de poeira são ventos em espiral formados pela convecção do ar, em dias quentes, sem ventos e de muito sol.
Seu tempo médio de duração é de dois ou três dias. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Quando os furacões se formam no Oceano Atlântico, recebem o nome de Furacão.
Afaste-se de janelas, claraboias e portas de vidro. O maior risco em um furacão é o de detritos voando ou de vidro quebrado. Para se proteger ainda mais, procure deitar no chão abaixo de algo resistente, como uma mesa. A água e a energia elétrica representam risco de eletrocussão durante um furacão.
Como escapar de um redemoinho de água Você não deve lutar contra a corrente circular, é melhor economizar forças, sem alterar o ritmo da sua respiração. Se você sentir o redemoinho carregando-o, tente nadar na direção em que a água gira, saindo gradualmente para o lado, longe do centro do redemoinho.