Criação de um quebra vento: a) Localização perpendicular à direção dos ventos dominantes; b) Deve ser 2 a 3 vezes mais alta do que os cultivos protegidos. Hortaliças: de até 1m de altura, quebra-vento com mais de 3 metros, como a bananeira (Musa persica); c) Deve ter o comprimento de 20 vezes a sua altura.
O manual de agroflorestação de Farfan [1] recomenda árvores que crescem para ~ 2,6 m em uma inclinação de 40%, 5,2 m em uma inclinação de 20% e 20 m em terreno plano. As espécies comumente usadas para quebrar vento são: Grevillea robusta, Casuarina spp. Erythrina, Pinus patula e Leucaena leucocephala.
Nas proximidades dos quebra-ventos podem acontecer efeitos de competição radicular entre as plantas dos quebra-ventos e as plantas da lavoura. Podem também afetar áreas de proteção permanente localizadas nas vizinhanças. ... Até a uma distância de duas vezes a altura máxima das árvores dos quebra- ventos (2.
As espécies arbóreas conhecidas como quebra-ventos, quando plantadas em línea ou na forma de renques, proporcionam uma proteção muito eficaz à lavoura e a pecuária....Árvores Usadas como Cortina de Vento.NOME BOTÁNICONOME POPULARGuazuma ulmifoliamutamboEucalyptus camaldulensiseucaliptoLeucaena leucocephalaleucenaEucalyptus tereticorniseucalipto
1 – Crie uma barreira viva ou recorra a quebra-vento artificial: "É simples, basta usar plantas mais resistentes para proteger as mais frágeis, cultivando-as bem perto uma da outra", explica. Diversos materiais também podem ser usados como quebra-ventos, como cercas e telas de acrílico.
Durante o período de floração, o vento pode dificultar o trabalho de insetos polinizadores, como, por exemplo, das abelhas, diminuindo a polinização e, consequentemente, a frutificação. Recomenda-se implantar quebra-ventos para deter os ventos dominantes, de preferência na forma de L.
De um modo geral, para as árvores de maior dimensão recomendam-se espaçamentos de 6 – 8 m, para as árvores em talhadia de 2 m e para os arbustos de 1 m. A manutenção de uma cortina é também um aspecto a ter em conta.
Plantas altas – quanto maior a altura maior será a proteção; Postura ereta (para cima); Crescimento rápido; Plantas com raízes profundas (sistema radicular pivotante); Folhas perenes (que não caem). IMPORTANTE: não usar plantas que as folhas caem em alguma época do ano.
O quebra-vento é uma barreira vegetal usada para proteger as plantas contra a ação de ventos fortes, além de proporcionar um ambiente favorável à produtividade das lavouras e dos animais. O objetivo principal do quebra-vento é reduzir a velocidade do vento.
Os quebra-ventos agem diretamente sobre o ambiente de três maneiras: sombreando parcial e temporariamente a cultura, absorvendo água e nutrientes do solo e diminuindo a velocidade do vento.