A estrutura do fichamento é: cabeçalho, referência bibliográfica e texto, onde você deve escrever o conteúdo principal. O fichamento pode ser feito manualmente em fichas, em blocos de anotações ou em suporte informático. Adote a forma que considera mais prática.
Como sugere o nome, fichamento é dispor algum conteúdo em fichas. No caso, criar anotações sobre textos ou livros em uma ficha, a fim de organizar informações sobre a obra.
Para fazer um fichamento, o autor deve interpretar as ideias dos conteúdos (livros ou artigos) e escrevê-las ao seu modo. Apenas em um fichamento de citações, o autor transcreve as frases exatas do original.
Existem três tipos básicos de fichamentos: o fichamento bibliográfico, o fichamento de resumo ou conteúdo e o fichamento de citações. Cada professor pode seguir um modelo de fichamento, tendo em vista, que não existe um modelo pronto e/ou determinado. Assim sendo, os modelos apresentados são sugestões.
→ Fichamento de transcrição/citação direta: é o tipo de fichamento que consiste na transcrição fiel dos trechos principais da obra.
Fichamento de citação Como o nome já diz, nesse modelo você vai fichar as citações mais relevantes do texto. Assim, é como escrever as citações diretas de um trabalho em tópicos. Nesse caso, lembre-se de seguir as regras da ABNT com transcrição literal do trecho, nome do autor, ano e página.
O que é um fichamento? Fichamento é um método de estudo ou pesquisa pessoal que serve para o registro de informações sobre livros, textos ou artigos. ... Também são muito úteis para buscar os conteúdos já estudados, pois contém o resumo com todas as informações importantes sobre os textos e livros.
O fichamento serve para organizar as ideias e servir de norte para a construção do texto. A partir de uma leitura, estudo ou pesquisa, você pode elaborar o fichamento separando as ideias que deseja ressaltar em seu texto.
→ Fichamento de transcrição/citação direta: é o tipo de fichamento que consiste na transcrição fiel dos trechos principais da obra.
Não deve ser longo, mas nunca curto demais, como um sumário de partes do texto. A sua elaboração inclui as referências do texto, o destaque de citações relevantes do texto e considerações pessoais a respeito do texto.