Para ter seu próprio chocalho, basta separar uma lata de refrigerante, pequenas pedrinhas, que podem ser feijão ou arroz, e fita adesiva. Ponha o quanto de pedrinhas achar necessário para um bom som dentro da lata e feche-a bem com fita adesiva. Use a criatividade para decorar.
Um dos instrumentos mais simples de fazer é o chocalho: basta uma lata de bebida vazia e limpa, grãos de milho ou feijão e fita adesiva. Após inserir os grãos pela abertura, até alcançar um terço da lata, feche com a fita adesiva e está pronto! No lugar da lata, você também pode usar uma garrafa PET de 600ml ou menor.
Separamos duas garrafinhas de água vazias e colamos fitas adesivas no lugar dos rótulos para cobrir a cola que sobrou. Assaltamos a cozinha e enchemos pequenos potinhos com milhos, feijões, ervilhas e restinhos de macarrão colorido que sobraram da nossa tarde fazendo colares.
Coloque as sementes, os grãos ou os cereais dentro das garrafas e tampe. Agora, vamos fixar, com durex, os rolos cortados nas pontas das garrafas, pois eles serão os cabos das maracas. Aperte bem e passe a fita adesiva para firmar o cabo do instrumento. Use a criatividade na hora de enfeitar.
Ao ser agitado, o chocalho produz um som que se origina do atrito entre as peças, ou delas com a parede do próprio instrumento.
Com um prego fazer um furo por cima e outro por baixo de cada uma das fendas. Fixar um pedaço de arame nos furos de baixo. Perfurar as tampinhas (depois de achatadas) no meio e enfiar no pedaço de arame. Colocar duas tampinhas em cada arame.
Chocalho de rolo de papel higiênico
O chocalho é um brinquedo sonoro que desperta a atenção. Seu objetivo principal, é desenvolver as percepções auditiva e rítmica do pequeno. Assim que o pequeno consegue segurar os objetos, o brinquedo mais importante é o chocalho. ...
Chocalho é o nome genérico para vários instrumentos musicais, mais precisamente idiofones de agitamento, que consistem num recipiente oco que contém pequenos objetos no seu interior. ... As maracas são chocalhos típicos de alguns povos ameríndios.
Construindo um maracá indígena