Existem diversas causas para a perda de memória, sendo que a principal é a ansiedade, mas também pode estar associada a diversas condições como a depressão, alterações do sono, uso de remédios, hipotireoidismo, infecções ou doenças neurológicas, como doença de Alzheimer.
Cientistas da McGill University e da Harvard Medical School descobriram que o propranolol, um remédio usado para tratar pressão alta, tem um efeito colateral estranho: é capaz de alterar memórias armazenadas no cérebro. Isso acontece porque ele inibe a atividade de um neurotransmissor, a norepinefrina.
Paulo - Cérebro: Memória pode ser apagada de propósito - 01. Uma dupla de pesquisadores norte-americanos acaba de demonstrar em laboratório algo que Sigmund Freud havia explicado há mais de um século: é possível virtualmente apagar da memória lembranças indesejadas.
A perda ou dificuldade de memória pode ser causada por diversos fatores, como problemas hormonais e nutricionais, depressão, sobrecarga mental, ansiedade, excesso de bebida alcoólica, dormir poucas horas, falta de atenção, alzheimer, entre outros.
Em pessoas com perda de memória, sintomas específicos são causa de preocupação: Dificuldade em executar atividades diárias habituais. Dificuldade em prestar atenção e flutuações no nível de consciência – sintomas que sugerem delirium. Depressão.
Há ferramentas e truques que podem ajudá-lo a se lembrar das coisas, mas a chave é construir uma memória forte através da prática....Seja criativo treinando... a memória
A amnésia se caracteriza por uma perda de memória temporária ou um estado confusional agudo. O paciente tem um certo lapso, perde a lembrança daquele período e depois retorna ao seu estado normal. Geralmente, é mais comum em pessoas acima dos 65 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade.
A metirapona é uma droga que reduz bastante os níveis de cortisol, um hormônio do stress que está envolvido no processo da lembrança. Manipular a quantidade de cortisol perto do momento em que novas lembranças se formam pode diminuir as emoções negativas associadas a elas.
O suco de agrião é um ótimo remédio caseiro para ter boa memória, uma vez que as suas folhas são ricas em vitamina B6 (piridoxina), que além de estimular a atividade cerebral evita a perda de memória.
Todos os dias quando acorda, Lucy pensa que é a data do acidente e nunca reconhece Henry, que tem que reconquistá-la todos os dias. O pai de Lucy relata que ela tem a Síndrome de Goldfield, uma doença que afeta a transformação da memória de curto prazo em memória de longo prazo durante o sono.