Atrás da vítima coloque uma das mãos sobre a região da "boca do estômago" e com a outra mão, comprima a primeira mão, ao mesmo tempo em que empurra a região dentro e para cima, parecendo que está levantando a pessoa; Continue o movimento até que a pessoa elimine o objeto que está causando a obstrução.
Os primeiros socorros consistem em lavar a área da picada com água e sabão, colocar o acidentado em posição confortável, de preferência deixando a vítima deitada com a área afetada em um nível abaixo do coração e levar a vítima ao atendimento médico mais rápido.
Exame neurológico sumário. Uma avaliação primária do nível de consciência da vítima deve ser determinada no momento do primeiro atendimento para que, depois, seja encaminhada e classificada pela Escala de Glasgow.
Antes de mais nada, você precisa manter a calma, para conseguir agir sem pânico, mas com rapidez e precaução. Outra recomendação que aplica-se para qualquer situação de emergência, após avaliar a gravidade do acontecimento, é comunicar os órgãos de saúde (SAMU/192, Corpo de bombeiros/193, Polícia/190).
Como socorrer adultos engasgados? Se o engasgamento for leve, oriente a pessoa a tossir com força algumas vezes. A outra opção é você dar tapas no meio das costas dela — faça movimentos rápidos de baixo para cima. Quando presenciar um engasgo, solicite ajuda médica.
Como agir em caso de engasgo em bebês: Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.
Um treinamento em Primeiros Socorros vai ser sempre de grande utilidade em qualquer momento de sua vida, seja em casa, no trabalho ou no lazer. Podem ser muitas e variadas às situações em que o seu conhecimento pode levar a uma ação imediata e garantir a sobrevida de uma vítima.
A seqüência das ações a serem realizadas será sempre a mesma:
A avaliação inicial ou primária visa a identificação das lesões e estabilização simultânea do paciente vítima de trauma. Já a avaliação secundária é feita após essa estabilização, através de exame físico céfalo-caudal.
Entenda o que foi atualizado na nova escala de coma de Glasgow e como deve ser a sua utilização. A escala de coma de Glasgow é um método para definir o estado neurológico de pacientes com uma lesão cerebral aguda analisando seu nível de consciência.