Cruzar as patas Pode ser um brinquedo ou outro objeto com cores chamativas. Faça ele se interessar pelo objeto. Recompense quando o seu cão tocar o objeto com sua pata e peça para que ele sempre toque com a mesma pata.
Carinho. Mas, além de insegurança ou nervosismo, também a expressão corporal é utilizada para expressar afetos. Por isso, quando o seu cão lhe dá a pata, enquanto lhe está a fazer festinhas, então é porque ele está a retribuir. É que, tal como os humanos, os cães liberam oxitocina, a hormona do amor e sociabilidade.
Mantenha os pets calmos. Se o macho e a fêmea ainda não se conhecerem, marque um encontro alguns dias antes do cruzamento. Também é importante manter o ambiente tranquilo. Escolha uma área que não seja propensa a ter muito barulho e outras interrupções. Se os cachorros ficarem assustados, eles não conseguirão cruzar.
Assim, se deseja cruzar a sua cadela, tenha a certeza que está no cio. O mais recomendável é que lhe apresente ao macho aos 8 dias de começar a menstruar e alguns dias depois. Ainda que o cão tente montá-la, a cadela ainda não estará pronta para o acasalamento, mas será um primeiro contato importante entre eles.
Em geral, as lambidas fazem parte da comunicação canina. Por isso, quando um cachorro lambe o tutor ou outro animal de sua espécie, ele está querendo dizer algo ou colher algum tipo de informação. Além disso, não existe uma razão específica porque o cachorro lambe o pé do dono e não outras partes do corpo.
"Não deixem os dois cachorros à sós, porque a fêmea pode rejeitar o macho de forma agressiva e isso pode até resultar em uma briga", fala a médica veterinária. E conclui: "para aumentar as chances da fecundação, recomenda-se que os dois cachorros fiquem juntos mais de um dia durante o período fértil da fêmea.
Por isso mesmo, para acalmar cachorro que quer cruzar, a única maneira é "evitar contato visual para reduzir o nível de ansiedade, bem como evitar que fêmeas no cio fiquem próximas a ele, pois elas liberam feromônios responsáveis por deixar o macho excitado", diz o veterinário.