Permita que a cabeça do bebê vá ligeiramente para trás. O olhar do bebê ficará na direção do seus olhos. Quando o bebê abrir bem a boca, faça um movimento rápido de trazê-lo até a mama, sempre o mamilo apontado para o céu da boca. Isso permitirá uma pega profunda e de forma assimétrica.
A criança que recebe o peito se sente feliz e relaxada. Portanto, fica mais receptiva à aprendizagem, à conexão com o ambiente. Essa sensação física e emocional potencializa o amadurecimento de muitas estruturas neurais.
Sinais de uma boa pega
Uma das principais dificuldades das lactantes no início da amamentação é fazer com que o bebê faça a chamada pega correta. A pega correta (veja foto acima) é quando a boca do bebê fica muito aberta e com os lábios para fora, ou seja, grande parte do peito está dentro da boca dele.
– quando o bebê reduzir a sucção, adormecer, sugar de forma rápida e fraca (sucção não nutritiva) ou fazer pausas mais longas, realizar a compressão (pressionamento da mama contra o tórax e depois contra as paredes da aréola). Com o movimento, o fluxo de leite será liberado ao bebê e ele pode voltar a sugar.
6 dicas para aumentar a produção de leite materno
De acordo com a pesquisa, o feto responde ao estresse da mãe produzindo imunoglobulina E, um anticorpo relacionado ao desenvolvimento de alergias respiratórias. Com o distúrbio emocional, o organismo da mãe diminui as barreiras que evitam que o bebê tenha contato com substâncias que façam mal a ele.
Em geral, a partir de 6 meses de idade, os bebês já apresentam a angústia da separação. "Nesta fase as crianças começam a perceber que são indivíduos independentes de sua mãe ou cuidador.
Os lábios dele devem estar virados para fora (boca de peixinho) e deve ser possível ver as bochechinhas redondas (cheias de leite). Além disso, ver e ouvir a deglutição do leite também é possível. Se durante esse processo você perceber estalos ou mesmo covinhas nas bochechas a pega pode não estar adequada.
A pega correta deve ser sempre na aréola, e não no bico do seio. A parte de cima da aréola tem que ficar mais visível do que a de baixo, os lábios do bebê devem estar em formato de peixinho e, quando ele suga, o seio da mãe vai para dentro da boca dele.