Para fazer o apontamento do cartão manual, um funcionário da área administrativa/RH precisa conferir o cartão de ponto manual de cada colaborador, contabilizando as horas trabalhadas e observando as possíveis ocorrências. Em caso de faltas e atrasos, por exemplo, os descontos deverão ser calculados neste momento.
O site Meu Controle de Ponto permite controlar as horas trabalhadas de pessoas com carteira assinada (CLT), autônomos e freelancers. O serviço é grátis para registrar os horários de entrada, almoço e saída, e obter relatórios detalhados sobre seu banco de horas.
O apontamento de produção é a informação inicial necessária para que se consiga acompanhar tudo que está sendo produzido na indústria. Desse modo, você saberá onde cada pedido de venda se encontra, além de poder acompanhar se o que foi planejado está dentro dos conformes.
O apontamento é em tempo real quando as informações de produção são passadas em tempo real para a análise, ou seja, assim que uma atividade é iniciada na máquina, o operador informa o seu início e assim que ela é concluída, o operador informa o seu fim.
O que é obrigatório constar na folha de ponto?
Por lei, é obrigatório que a folha de ponto conte dados como a data e o horário de entrada e de saída. Também devem estar presentes o intervalo para almoço e as pausas realizadas durante o trabalho. Isso é essencial porque serve como prova de que a legislação tem sido cumprida em sua totalidade.
O Excel permite criar uma planilha para inserir as horas trabalhadas e fazer controle de ponto. Para isso, basta registrar o horário de chegada, almoço, retorno e saída da empresa. Nos cálculos, também é possível descobrir se a pessoa está fazendo hora extra ou devendo horas, para contar folgas ou faltas.