Encoste suavemente o mamilo no lábio superior para que ele abra bem a boca. Quanto mais aberta estiver a boca, mais fácil será conseguir uma boa pega. Assim que a boca estiver bem aberta e a língua sobre a gengiva inferior, traga o bebê para o peito, apontando o mamilo para o céu da boca.
Sinais de uma "boa pega" Boca bem aberta; Bochechas arredondadas; Lábio inferior virado para fora; Queixo encostado à mama e nariz afastado; Mais aréola visível acima da boca do bebé do que abaixo.
Pontos-chave da pega adequada 1. Mais aréola visível acima da boca do bebê; 2. Boca bem aberta; 3. Lábio inferior virado para fora; 4.
A pega correta do peito é importante para a produção do leite, para a sucção correta (evitando que sua mama fique com mastite – inflamação da glândula mamária), para o desenvolvimento do bebê e para que você não fique com rachaduras.
Para fazer com que o bebê abra bem a boca, segure-o perto do seu mamilo, na altura do nariz. Toque o lábio superior do bebê com o mamilo para incentivá-lo a abocanhar. Quanto mais ele abrir a boca, mais fácil será conseguir uma pega correta.
Para isso, o ideal é que a mulher encoste a barriga do bebê na sua e o posicione com a cabeça mais alta que o bumbum. Além de garantir conforto para o bebê, ajuda a evitar otites. Importante também é encaixar a boca do bebê até o máximo da aréola que ele conseguir abocanhar, assim não machuca o bico do seio.
Amamentação pega incorreta: 8 sinais que você deve observar
A pega correta deve ser sempre na aréola, e não no bico do seio. A parte de cima da aréola tem que ficar mais visível do que a de baixo, os lábios do bebê devem estar em formato de peixinho e, quando ele suga, o seio da mãe vai para dentro da boca dele.
A pega do bebê, ou seja, como o bebê abocanha a mama é muito importante na amamentação. Se a pega do bebê estiver errada, ele não conseguirá extrair de maneira eficiente o leite materno podendo acarretar problemas como: Dor ao amamentar, trauma/fissura nos mamilos, ingurgitamento até mastite.