Neste caso, o uso de toalhas umedecidas próprias para o adulto e idoso, facilitam a higiene e oferecem maior conforto e praticidade. Em seguida, a proteção adequada deve ser selecionada, como o uso de fraldas descartáveis em idosos acamados ou o uso de roupa íntima absorvente em idosos com maior mobilidade.
Quanto ao cuidador, este deve ser ancorado pela equipe de saúde, necessitando de capacitação, apoio psicológico e suporte no ambiente domiciliar, visando a melhoria na qualidade da assistência e a promoção o mais rapidamente possível da condição funcional do paciente (RODRIGUES et al., 2005).
Todos os adultos mais velhos tem o direito de ter acesso a um programa de Atenção Global à Saúde. O SUS – Sistema Único de Saúde é o órgão que deve cumprir este direito. Um Geriatra ou Gerontólogo Social deve orientar ações para prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde dos idosos.
Os objetivos do AD são: contribuir para a otimização dos leitos hospitalares e do atendimento ambulatorial, visando a redução de custos; reintegrar o paciente em seu núcleo familiar e de apoio; proporcionar assistência humanizada e integral, por meio de uma maior aproximação da equipe de saúde com a família; estimular ...
As ações no contexto domiciliar podem ser voltadas para prevenção e promoção à saúde de idosos, ajudando a manter a independência funcional como reabilitação após hospitalização com equipe especializada (COYTE, 2000).
Em seu artigo 3º, o Estatuto estabelece que "é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao ...
O convívio social é fundamental em qualquer época da vida, mas, para os idosos, ele é ainda mais importante, pois evita que se sintam sozinhos e deprimidos. Com a idade avançada, eles podem perder o interesse e o prazer por atividades que antes consideravam agradáveis.