Geralmente, o atestado de saúde ocupacional é feito e emitido por um médico do trabalho. Porém, é possível que um médico de outra especialidade ou clínico geral faça o ASO, esde que esteja devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina vigente da localidade onde trabalha.
Quando é necessário emitir o ASO?
O atestado ASO deve ser emitido junto aos seguintes exames:
admissional;
periódicos;
mudança de função;
retorno ao trabalho;
demissional.
O que o Aso deve conter?
Eles devem conter: Nome completo do trabalhador, número de registro da identidade e função; Riscos ocupacionais específicos existentes na atividade, ou a ausência deles, conforme as instruções técnicas expedidas pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SSST);
Quanto custa pra tirar o ASO?
O custo do exame admissional é da empresa: o candidato não poderá pagar de seu bolso ou, se for o caso, deverá ser reembolsado pelo valor. O valor, na maior parte das clínicas, não é alto, podendo variar de R$ 20,00 em cidades de menor porte, ou R$ 50,00, como é o caso das cidades maiores e capitais.
Como conseguir um atestado médico admissional?
Onde é realizado um exame admissional? O exame admissional, assim como o exame demissional (exame realizado quando o funcionário está se desligando da empresa), é realizado em clínicas especializadas em saúde ocupacional.
Quem deve emitir o ASO?
O ASO é um documento obrigatório a todos os empregadores e empresas que contratem trabalhadores como empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Que tipo de exame é o ASO?
Quais são os exames ASO obrigatórios?
Exames periódicos. Os exames periódicos servem para fazer o acompanhamento da saúde do colaborador e verificar se a função exercida está desencadeando algum problema de saúde. ...
Exame de mudança de função. ...
Exame de retorno ao trabalho. ...
Exame demissional.
Por que é necessário emitir o ASO?
Existem cinco situações em que é necessário emitir o ASO: Exame periódico: forma de exame preventivo que avalia a evolução da saúde do empregado.
Quais informações devem constar no ASO?
Também serve como um histórico médico de cada trabalhador por no mínimo 20 anos – período obrigatório de armazenamento. Quais informações devem constar no ASO. Algumas informações são obrigatórias no atestado, segundo determina a NR 07. A norma estabelece que o ASO deve conter, no mínimo, os seguintes dados: Nome completo do trabalhador
Qual a validade do ASO?
Qual a validade do ASO? Em alguns casos é possível utilizar o último exame ocupacional realizado para outros fins. Se a pessoa realizou o exame admissional e foi demitida pouco tempo depois, por exemplo, ele pode ser utilizado também como demissional.
Qual o prazo de armazenamento do ASO?
Também serve como um histórico médico de cada trabalhador por no mínimo 20 anos – período obrigatório de armazenamento. Algumas informações são obrigatórias no atestado, segundo determina a NR 07. A norma estabelece que o ASO deve conter, no mínimo, os seguintes dados: