Uai é uma interjeição utilizada particularmente no estado de Minas Gerais com o significado de dúvida, espanto ou surpresa. É um dos símbolos da linguagem e cultura mineira e um termo bastante utilizado para fazer referência aos mineiros.
Popularmente, é consenso acreditar que a origem de uai se deu em Minas Gerais. De fato, existem evidências de que essa expressão teria se inserido no dialeto mineiro a partir do contato dessa comunidade com imigrantes ingleses e italianos no século XIX.
Muito utlizados por mineiros para significar "alguma coisa", ou "coisa".
Como o povo mineiro tem as mesmas origens dos goianos e vice e versa o modo de falar que já era parecido ficou praticamente indistinguível. Dizem que quando os mineiros chegaram em Goiás, os goianos já usavam o famoso UAI.
As interjeições podem ser: apenas um som vocálico (Oh!, Ah!), uma palavra (Oba!, Vamos!, Uai!, Silêncio! )
40 principais gírias mineiras e como usá-las
A característica do dialeto mineiro apareceu durante o século XIX, após a decadência da mineração. O estado sofreu influência do dialeto do Rio de Janeiro no sudeste, enquanto o sul e a região do Triângulo Mineiro passaram a falar uma mescla entre o dialeto caipira (com o "R" retroflexo) e o dialeto mineiro.
3. Porque mineiro fala 'trem'? Para a estudiosa Jânia Ramos, da UFMG, a palavra "trem" deriva do latim "trabere", verbo que significa "tirar, ou puxar alguma coisa, arrastar". ... Dessa forma, a palavra que, para os mineiros, se refere a praticamente tudo, teve sua origem séculos atrás.