Para começar, o mais comum, o álcool 70% é a solução mais indicada para a desinfecção e anti-sepsia; Fazer o uso da estufa para a esterilização dos equipamentos utilizados; É necessário que o material a ser esterilizado permaneça por 1h à 170º ou 2h à 160º.
O álcool 70% possui o melhor efeito bactericida porque a água facilita a entrada do álcool na bactéria e também retarda a evaporação, permitindo maior tempo de contato.
Nestes casos é necessário uma desinfecção ou até uma esterilização. Desinfetar: este processo acaba com 95% dos germes; ... Esterilizar: este processo elimina todos os microrganismos, o que significa que naquele local não tem nenhuma bactéria ou fungo; A esterilização é o método mais eficiente para eliminar microrganismos.
Antes de tudo, a forma mais fácil de esterilizar pinças e tesouras é com o apoio de um esterilizador. Esses equipamentos são como pequenos fornos de salão de beleza e próprios para higienizar bem os acessórios. Geralmente, o processo é bastante rápido e pode esterilizar entre atendimentos.
Já para a desinfecção, empregar o uso do álcool a 70%, já que o mesmo é indicado para aplicações em instrumentos de metal. Em vista disso, o álcool a 70% deverá ser friccionado sobre os artigos, e o mesmo esperar secar (BRASIL, 1994).
Na concentração de 70%, o produto tem a quantidade exata de água para facilitar a entrada do álcool no interior do microorganismo, seja bactéria, fungo ou vírus, como o Coronavirus.
Sendo assim, o álcool de supermercado destinado a limpeza em geral não atenderia, já que tem uma graduação de 54°GL (46%) e não tem poder de eliminar o coronavírus e desinfetar ambientes e mãos ou esterilizar objetos. ... O indicado para esses equipamentos é o álcool isopropílico, que pode ser encontrado em farmácias.
E, assim como há diferença de sujidades, há também diferença entre limpeza e desinfecção. A higienização destina-se à redução da proliferação de bactérias, vírus e fungos. ... Desinfecção: é a segunda etapa do processo de eliminação dos vírus e bactérias, quando se utiliza produtos desinfectantes específicos.
Embora os termos sejam usados de forma intercambiável, existem diferenças entre desinfetar e esterilizar. A desinfecção elimina quase 100% dos vírus e bactérias nas superfícies, enquanto a esterilização mata todos os vírus, bactérias, fungos e esporos bacterianos de um item.