Kim Jong-unDesde 2011 Coreia do Norte/Supremo líder
Em 27 de julho de 1953 foi assinado um armistício entre o comandante do exército norte-coreano e um representante da ONU, criando uma zona desmilitarizada entre os dois países. Um regime de partido único tal qual o soviético foi implantado no país e tem sido assim até hoje.
Ditadura JucheEstado socialistaUnipartidarismo Coreia do Norte/Governo
A Coreia do Norte (ou República Popular Democrática da Coreia) é regida sob um governo Juche autodeclarado com um acentuado culto de personalidade organizado em volta de Kim Il-sung (o fundador da Coreia do Norte e o primeiro presidente do país), embora haja analistas que discordem dessa leitura.
ExemplosAno JucheAno gregorianoSignificado371948Fundação da Coreia do Norte711982Construção da Torre Juche concluída para comemorar o aniversário de 70 anos de Kim Il-sung.861997Introdução do calendário Juche.1002011Kim Il-sung
Kim Tok-hunDesde 2020 Coreia do Norte/Primeiro ministro
A Coreia do Norte oficialmente se descreve como um Estado socialista autossuficiente e formalmente realiza eleições. Vários analistas, no entanto, classificam o governo do país como uma ditadura stalinista totalitária, particularmente por conta do intenso culto de personalidade em torno de Kim Il-sung e sua família.
A Coreia do Norte tem uma economia industrializada e altamente centralizada. ... A economia da Coreia do Norte é completamente nacionalizada, o que significa que alimentos, habitação, saúde e educação são oferecidos pelo Estado gratuitamente. A cobrança de impostos foi abolida desde 1 de abril de 1974.
O programa nuclear norte-coreano tem suas raízes na guerra da Coreia, que opôs os norte-coreanos aos sul-coreanos, aliados aos americanos. Segundo o governo norte-coreano, a produção de armas nucleares é uma resposta necessária contra a política externa agressiva dos Estados Unidos em oposição a Coreia do Norte.
Hoje, há ao menos duas igrejas presbiterianas em Pyongyang, uma das quais recebeu o evangelista americano Billy Graham em 1992. Em 1988, foi reconstruída uma catedral católica, a Igreja de Changchung, na cidade, mas sem sacerdotes residentes, celebrando missas apenas segundo a disponibilidade de clero estrangeiro.