Para mim, o primeiro passo que se deve dar antes de começar a escrever em primeira pessoa é exercitar a empatia. Quando conseguimos nos colocar no lugar do outro, passamos a ver através da perspectiva do outro. E então a coisa toda flui. Isso quando não estamos narrando fatos de nossa própria vida.
Por exemplo, em vez de escrever "Eu fiquei triste por tê-la perdido como uma amiga", escreva "A tristeza encheu meu coração quando percebi que estava perdendo-a como amiga". Você também pode simplesmente remover o "eu pensei" ou "eu vi" em uma frase para deixar a perspectiva de primeira pessoa mais forte.
– Narrador na primeira pessoa: é quando o narrador participa ativamente dos fatos narrados, podendo ser ou não ser o protagonista da história. – Narrador na terceira pessoa: nesse caso, o narrador funciona unicamente como um observador da história.
Escrever na primeira, segunda ou terceira pessoa é chamado de ponto de vista do autor. Quando escrevemos, nossa tendência é personalizar o texto escrevendo na primeira pessoa. Ou seja, usamos pronomes como "eu" e "nós"....Primeira pessoa
Os pronomes pessoais referem-se às pessoas do discurso, ou seja, aos agentes envolvidos no enunciado, podendo ser a 1ª, a 2ª ou a 3ª pessoa, do singular ou do plural. ... 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).
Na apresentação ou introdução, você deverá apresentar as personagens, bem como suas características físicas e psicológicas, e situar o leitor no tempo e no espaço da narrativa. No desenvolvimento, você apresentará os conflitos, ou seja, as diversas situações nas quais as personagens serão envolvidas.
Como fazer um texto narrativo? Para escrever um bom texto narrativo, é preciso saber construir e descrever as personagens. Lembre-se de caracterizá-las de forma física, mas também psicologicamente. Depois que você mostrar cada envolvido na história e o contexto, é hora de apresentar os fatos e seus desdobramentos.
Você escreve sobre alguém ou usando o nome dele ou com os pronomes de terceira pessoa.
Uma história pode começar com uma introdução do próprio narrador. Apresentar-se como o narrador da sua própria história, e fornecer detalhes mais, ou menos, pertinentes para o desenrolar da história, é uma abordagem directa que, por vezes, funciona muito bem.