im·per·me·á·vel vel
Permeável: permite a passagem do solvente e do soluto; Impermeável: não permite a passagem do solvente nem do soluto; Semipermeável: permite a passagem do solvente, mas não do soluto; Seletivamente permeável: permite a passagem do solvente e de alguns tipos de soluto.
A membrana plasmática (também conhecida como plasmalema) é uma membrana semipermeavel : ela deixa que a água e alguns ions a atravessem, mas retém algumas moléculas, não as deixando passar. À isso, dá-se o nome de permeabilidade seletiva.
Resposta: Caixa de papelão e tecido de algodão são materiais permeáveis. Sacola de plástico, folha de uma árvore e papel alumínio são materiais impermeáveis.
Membrana semipermeável é um tipo de membrana polimérica biológica ou sintética que permite que certas moléculas ou íons passem por ela por difusão - ou ocasionalmente por processos mais especializados de difusão facilitada, transporte passivo ou transporte ativo.
Através da permeabilidade seletiva, a membrana plasmática seleciona as substâncias que devem entrar e sair da célula. ... Podemos dizer que a membrana atua como um filtro, permitindo a passagem de substâncias pequenas e impedindo ou dificultando a passagem de substâncias de grande porte.
A osmose é um fenômeno que ocorre quando duas soluções são separadas por uma membrana semipermeável que permite o fluxo de solvente. ... A osmose ocorre sempre do meio com menos soluto para o meio com mais soluto, ou seja, do meio hipotônico para o hipertônico.