Significado de Cuxá substantivo masculino Molho de vinagre, gengibre e outros temperos.
A vinagreira serve para ajudar no tratamento de espasmos gastrointestinais, cólicas uterinas, má digestão, gastroenterite, pressão alta, prisão de ventre, falta de apetite, infecções da pele, varizes e hemorroidas.
cucharConjugar v. tr. e i. (1) Não ser capaz de guardar um segredo.
Segundo os historiadores, o arroz de cuxá trouxe para o Maranhão a influência da culinária africana. Mas por São Luís ter sido a única capital brasileira fundada pelos franceses, o toque daquele país, reconhecido pela gastronomia, também não poderia ficar de fora.
Originária do Maranhão, a vinagreira é uma planta medicinal altamente nutritiva que costuma ser usada em diversos pratos típicos da região. O cuxá, por exemplo (molho maranhense que leva diferentes especiarias), é feito principalmente com as folhas da vinagreira.
A vinagreira, também conhecida como rosela e quiabo-azedo entre outros nomes, é um arbusto vigoroso que pode chegar a atingir quase 5 m de altura em plantas cujos ramos são utilizados para a extração de fibras têxteis. As variedades cultivadas que são utilizadas como alimento são menores, atingindo até 2,5 m de altura.
O programa na medicina popular usa a vinagreira roxa como anti-espasmódico, anti-inflamatório, redutor da hipertensão, antioxidante natural, afrodisíaco, diurético, laxante suave e auxiliar nas dietas de emagrecimento.
10 comidas típicas do Maranhão e restaurantes em São Luís
De origem maranhense, esse prato é um tipo de molho feito com vinagreira (planta muito encontrada no Maranhão), diferentes especiarias (como o pimentão) e farinha de mandioca - ingrediente que constituía a base da alimentação dos índios.
Cuxá é um molho da culinária maranhense, feito com vinagreira, gergelim, camarão seco, farinha de mandioca seca - base da alimentação do índio - e pimenta-de-cheiro, ingredientes encontrados com fartura na região.