Como escolher o Padrinho e a Madrinha A pessoa deve ser escolhida com base numa fé viva e comprovada, que a torne adequada a ensinar ao jovem o orgulho e a alegria de ser cristão, de entender um dia o que é o casamento cristão.
Padrinhos e madrinhas são pais e mães espirituais, e no batismo têm como obrigação auxiliar os pais da criança, na sua educação religiosa; na Crisma, o padrinho deve ajudar o crismando a amadurecer para a fé.
Neste, havia o impedimento entre pessoa com esse parentesco espiritual. Hoje, porém, no atual Código, esse impedimento não existe mais, porque se não há nenhum laço familiar entre eles, nem laço de sangue, nada impede que eles, desimpedidos de qualquer vínculo, se casem."
Os documentos exigidos para preparar o batismo são:
3 anos E o tempo de duração média é de 2 a 3 anos. Depois de terminada a catequese, vem a primeira comunhão, onde a pessoa "come e bebe" pela primeira vez o corpo e sangue de Jesus Cristo.
Na Igreja Católica, o sacramento deve ser administrado por um bispo ou, por delegação especial, um padre. No Oriente, este sacramento é administrado imediatamente depois do Batismo; é seguido da participação na Eucaristia, tradição que põe, em destaque, a unidade dos três sacramentos da iniciação cristã.
Cabe aos padrinhos, tanto quanto possível, acompanhar o afilhado na iniciação cristã, juntamente com os pais. Segundo padre Cido, como os padrinhos têm a responsabilidade de ajudar os pais a educar os filhos na fé, a Igreja adverte aos pais que sejam criteriosos na escolha.
Dinda de crisma, você é maravilhosa, em você eu encontro uma mistura de qualidades. Continue sempre assim! Obrigada por tudo, dinda! Obrigada por ser assim como você é, obrigada por me ajudar, obrigada por me aconselhar, obrigada por me proteger e por ser minha madrinha de crisma.
As testemunhas que assinam no dia da cerimônia são chamadas de padrinhos. São geralmente 2 pessoas no total, uma para o noivo e outra para a noiva, mas pode variar dependendo do casamento (saiba mais em Tipos de Casamento). Também não precisam ser casal, mas precisam ser maiores de 18 anos.
Padrinhos ou madrinhas que sejam casados apenas no civil, que sejam separados ou divorciados, ou que não sejam casados, mas vivem juntos, não podem apadrinhar na igreja católica. Caso seja de sua preferência, é possível levar o assunto até o responsável pela igreja em que se realizará o batizado.