Desde retratos detalhistas, como a intensidade emocional e a iluminação surreal, a arte foi o meio de explorar todas as facetas da vida na terra. Na renascença italiana formada nos mesmos princípios da geometria harmoniosa em que se baseavam a pintura e a escultura, a arquitetura recuperou o esplendor da Roma Antiga.
A arte deixou de ser criada somente para louvar a Deus e passou a mostrar o mundo da beleza – a beleza da figura humana. ... O Renascimento foi um movimento de renovação das artes e ciências europeias, ( séculos XIV a XVI) marcado por valorizar a Antiguidade Clássica ( a pintura, a escultura, a literatura).
Podem-se identificar três fases distintas no desenvolvimento do renascentismo, movimento intelectual e artístico surgido na Itália. São elas: trecentismo (anos 1300), quatrocentismo (anos 1400) e cinqüecentismo (anos 1500).
Esse movimento intelectual recuperou modelos das civilizações grega e romana antigas, adaptando-os ou mesmo contrapondo-os as tradições medievais. Dessa forma, houve uma completa renovação na nas artes plásticas, arquitetura, literatura, assim como na política e economia da sociedade da época.
As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica. Para compreender cada uma dessas características, é preciso saber como se desenvolveu o movimento renascentista.
Por Renascimento Cultural entende-se uma atmosfera de eferverscência artística e intelectual de caráter urbano que se fez presente na Europa, sobretudo na região da Península Itálica (atual Itália), dos Países Baixos (atual Holanda) e outras regiões do norte europeu entre os séculos XV e XVI.
A grande contribuição da arte renascentista foi a descoberta da perspectiva e da profundidade. ... Vale lembrar que o renascimento artístico incluiu a evolução da pintura, escultura, arquitetura e literatura, valorizando aspectos humanos e da natureza.