Nos anos 60 e 70, os estojos escolares eram de madeira, e alguns tinham upgrades interessantes para a época, como é o caso deste, que tinha uma porta deslizante que se escondia como mágica. Em diversos tamanhos, estes estojos tinham até divisões especiais para lápis, borrachas e outros apetrechos.
Cadernos dos personagens preferidos, lápis de cor, canetinha, borracha, cola, tesoura. A pasta vinha com várias canetinhas, lápis de cor, tintas, giz de cera, régua, borracha e apontador. ...
Naquela época, cerca de 5 mil anos atrás, a escrita começou a ser feita em pequenas almofadas de barro. Mais tarde, usou-se também madeira, metal e pedra para escrever. A idéia pegou e, assim, surgiram maneiras diferentes de escrever em vários pontos do mundo, de acordo com a língua falada em cada região.
Ostentar lápis de cor, ir à biblioteca e outas saudades!. Ser criança hoje em dia não é muito difícil. Computadores, tablets e celulares facilitam a vida de qualquer pessoa na hora dos trabalhos escolares. Reunir-se na casa dos colegas para estudar, ir à biblioteca e fazer trabalhos em papel almoço...
Por exemplo, no lugar de comunicação e expressão, nasceram português e literatura; em vez de estudos sociais, história e geografia; e a matemática virou matéria própria, destacada do vasto campo das ciências.
A escola pública da década de 1970 começava aos 6 para 7 anos, sem obrigatoriedade de matrícula, e traçava um processo comportamental de não reflexão. Apesar de toda mordaça, o silêncio político jamais conseguiu silenciar, em absoluto, a vida cotidiana e seu movimento complexo/concreto.
Os professores eram chefes das salas de aula; os alunos obedeciam ao horário; os alunos evitavam faltar; os professores explicavam as lições com a classe em silêncio; os professores passavam dever de casa; os alunos tinham que entregar os deveres de casa no dia seguinte ou na data marcada; se o aluno se comportasse com ...
O inicio veio da lembrança de alguns estojos que fizeram sucesso na década de 90, que eram como pastas e na parte de dentro haviam elásticos, nos quais guardariam os lápis, borracha, entre outros materiais escolares, deixando altamente organizado. ... 1– Estojo Escolar da década de 90.
Na década de 1980, éramos tão jovens. ... Enquanto 80% dos jovens de 15-17 anos de famílias que recebiam acima de 2 salários mínimos frequentavam a escola, somente 40% dos jovens das famílias com menos renda assistiam.
Em 1980, foram retomadas as idéias da educação popular, apontando que era preciso considerar os saberes das populações pobres e a experiência de vida dos alunos para que o conhecimento estruturado na escola fizesse sentido.