A produção de alimentos nos feudos era de subsistencia, e os camponeses - que eram servos -, plantavam seus produtos nos grandes latifundios, como batata,trigo, porém tinham que pagar diversas taxas aos senhores feudais, como a talha, que era quando os camponeses davam metade de sua produção para os senhores feudais.
Comiam carne branca, como peixes e aves, mas carne vermelha era mais difícil. Às vezes o único bem que a família possuía era um boi. De legumes, eram alcachofra, ervilha, cenoura, beterraba, usavam todos misturados. ... Os legumes também eram consumidos por nobres, mas eram vistos como comida de camponês.
Antes da descoberta do Novo Mundo, não havia batata, tomate nem milho. O jeito era se virar com grão-de-bico e ervilha. Os ricos desprezavam repolho, espinafre e cenoura – mas os pobres não viviam sem eles, cozidos em sopas.
O caldeirão de 3 pernas podia ser colocado sobre o fogo ou suspenso por um gancho. Os cozinheiros tinham de ter talento para disfarçar o sabor de alguns alimentos. Por isso, a cozinha medieval usava e abusava de ervas aromáticas como os coentros, a salsa e a hortelã para condimentar os pratos.
O pão era o alimento básico, seguido por outros alimentos fabricados a partir de cereais, como o mingau e as massas.
Os camponeses viviam em cabanas cobertas de palha, com piso de terra batida e a área interna escura, úmida e enfumaçada. Em geral as cabanas tinham apenas um cômodo, que servia para dormir e guardar alimentos e até animais. Os móveis, bastante rústicos, resumiam-se à mesa e bancos de madeira e os colchões de palha.
Os pesquisadores confirmaram que os plebeus consumiam muitos cozidos e sopas, repletos de carne de boi e de carneiro, repolho e outros vegetais com folhas. Cerca de um quarto dos vasos usados serviam para armazenar laticínios, provavelmente o "queijo verde", iguaria popular durante a Idade Média.
O trigo foi o personagem principal da culinária medieval, juntamente com o óleo, o queijo e o vinho. Isso se devia tanto à cultura cristã que permeava a Europa, onde a Eucaristia era celebrada através do uso de pão, quanto ao fato de que 3/4 da dieta medieval se baseavam no uso de cereais.
Terá chegado à Europa antes do final do século XVI por dois portos de entrada diferentes: o primeiro em Espanha por volta de 1570, e o segundo através das Ilhas Britânicas entre 15. ... A batata tornou-se pouco a pouco uma importante cultura básica no norte da Europa.
Culinária pelo mundo: 9 pratos típicos da Europa