Antes de tudo, só é aceito quem for convidado, e é preciso ter no mínimo 25 anos de idade, habilitação em dia e uma moto preta, "pois é essa a cor de um abutre". O clube é estritamente só para homens. Mulheres, só na garupa da moto.
Social. O nome Abutres partiu dos fundadores do grupo, pois traz a ideia de liberdade e por ser a ave que voa mais alto, além de preta, como as vestimentas em couro dos membros.
Ou seja, para fazer parte de um motoclube é preciso disciplina e dedicação, além de respeito entre os membros e entre outros grupos. O maior clube de motos do Brasil, atualmente, é a irmandade Bodes do Asfalto, mas o posto já foi do grupo Os Abutres.
Um dos símbolos mais importantes da turma é o "1%", que significa a parcela dos que realmente levam o motociclismo a sério em suas vidas. A sigla A.S.S.A. (Abutre's sempre. Sempre Abutre's) é outro signo muito visto por quem transita entre os caras.
Abutre é o nome vulgar dado às aves accipitriformes da família Accipitridae, de hábitos necrófagos, conhecidas também como abutres-do-velho-mundo. Os abutres assemelham-se exteriormente aos urubus e condores (os abutres-do-novo-mundo), mas estes pertencem à família Cathartidae.