A radiografia de tórax deve ser realizada em todas as pessoas com suspeita clínica de tuberculose pulmonar. Juntamente com as radiografias de tórax, sempre devem ser realizados exames laboratoriais (baciloscopias e/ou teste rápido molecular e cultura) na tentativa de buscar o diagnóstico bacteriológico.
Vigilância e controle da tuberculose Atenção Básica tem papel fundamental na identificação e busca ativa de indivíduos sintomáticos respiratórios (tosse há mais de 3 semanas), e associados a um diagnóstico precoce têm mais possibilidade de cura e uma redução de novos casos por transmissão horizontal.
Além da construção do vínculo entre o profissional de saúde e a pessoa com tuberculose, o TDO inclui a ingestão dos medicamentos pelo paciente realizada sob a observação de um profissional de saúde ou de outros profissionais capacitados, como profissionais da assistência social, entre outros, desde que supervisionados ...
Orientações para Coleta de Escarro
O esquema básico para tratamento da tuberculose faz uso combinado de até 4 fármacos (isoniazida, rifampicina, pirazinamida e etambutol) em um único comprimido, utilizado em uma única tomada diária, preferencialmente em regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO).
Identificar os sintomáticos respiratórios nos domicílios e na comunidade. Orientar e encaminhar os comunicantes à UBS para consulta, diagnóstico e tratamento, quando necessário. Encaminhar ou comunicar o caso suspeito à equipe. Orientar a coleta e o encaminhamento do escarro dos sintomáticos respiratórios.
O enfermeiro deve coletar o histórico pessoal e familiar do indivíduo, tendo como foco os sinais e sintomas da doença e os hábitos do paciente. Doença pulmonar: As manifestações clássicas são tosse persistente (> 15 dias), febre vespertina, sudorese noturna e perda ponderal.