Esse exame é feito retirando-se pequenos fragmentos ou secreções do local afetado, como descamações da pele, pelos ou pedaços de unhas. Como as micoses se manifestam em partes superficiais, geralmente a retirada dos fragmentos é indolor.
O exame micológico direto é utilizado para diagnóstico rápido das micoses, permitindo pronta instituição terapêutica. É utilizado também no diagnóstico diferencial de outras afecções que se assemelham a infecções fúngicas.
Exame micológico direto no Laboratório Bioanálise.
Para uma coleta correta, o paciente deve fazer a higiene normal com água e sabão e secar-se bem. A amostra deve ser a primeira urina da manhã de jato médio, coletada em recipiente estéril, devidamente identificado.
Como é feito? Por meio de fricção ou corte, são recolhidos minúsculos fragmentos da pele, dos fios de cabelos ou do material das unhas. O material é analisado em laboratório em busca de fungos que possam prejudicar o organismo. Preparo: o paciente não deve estar usando antimicóticos tópicos.
Colocar uma gota de KOH (aquoso a 20%) em uma lâmina de microscopia em seguida a amostra a ser examinada. Cobrir com uma lamínula e aquecer ligeiramente, sobre a chama de um bico de Bunsen, sem deixar ferver a mistura. Examinar a preparação após 20 minutos.
O diagnóstico é feito pelo exame clínico e comprovado pelo exame Micológico Direto. Consiste em colher um raspado da unha doente e examinar ao microscópio, feito em laboratório ou pelo próprio dermatologista. Também se costuma fazer uma cultura da amostra colhida, que evidenciará qual é o fungo infectante.
"A cultura de fungos é feita em laboratório. O exame é rápido, indolor e muito simples. Consiste na raspagem de parte da região afetada para análise. A partir do resultado é que o médico conclui o diagnóstico e define o tratamento, que pode incluir medicamentos orais e tópicos, de acordo com a gravidade da lesão.
Lesões secas e descamativas: Raspar delicadamente nas bordas das lesões, com o auxílio de um bisturi e recolher o material em placa de Petri. Se as bordas não estiverem bem definidas, raspar toda a lesão. Raspar as lesões mais recentes quando estas forem multiplas. Procurar obter o máximo de material possível. .