Assim como a parte terrestre do nosso planeta possui uma grande complexidade e dinâmica geológicas, o fundo do mar também possui ilhas, vulcões extintos e ativos, cadeias de montanhas, fossas oceânicas e planícies abissais. ... O mar profundo apresenta o maior bioma do nosso planeta; no entanto, é o menos explorado.
A lógica da pressão na água é a mesma, mas ao invés de colunar de ar, é coluna de água. E, como a água é muito mais densa que o ar, a coluna de água é muito mais agressiva. A cada 10 metros que mergulhamos no mar, aumenta 1 atm de pressão. ... Quando chegamos a 400 metros de profundidade, torna-se necessário um submarino.
Somos cercados por água, mas a verdade é que não conhecemos quase nada do fundo do mar. Segundo a Organização Nacional Francesa de Hidrografia (OIH), após 200 metros de profundidade, só desbravamos 10%. Para alguns cientistas, o universo sob as ondas é menos conhecido do que a superfície da Lua.
Embora existam áreas inteiras da ciência dedicadas aos oceanos, e tantas tecnologias para os explorar, apenas uma parte ínfima foi devidamente mapeada até hoje.
Bactérias subterrâneas Você pode pensar que nada pode viver abaixo do fundo do mar, mas os cientistas descobriram recentemente bactérias que vivem a 300 metros abaixo do fundo. Encontrado através da perfuração de sedimento e crosta, a bactéria estava alimentando-se de resíduos de muitos milhões de anos.
Chama-se posidonia e é a vegetação principal do fundo do mar do Mediterrâneo. A posidonia existe há 100.000 anos, quando a Europa ainda era habitada pelos neandertais. A espécie vive geralmente aos 18 metros de profundidade.
Ao nível do mar, existe a pressão atmosférica que equivale, aproximadamente, a um bar. A cada 10 metros em direção ao fundo, a pressão aumenta em 10 bares por conta do peso da água acima. Dessa maneira, a 90 metros abaixo da superfície, a pressão é de 10 bares.
Terminada a tarefa para a qual foram escalados, e já instalados a bordo do navio, só então vai se iniciar o lento retorno à "superfície", ou a uma atmosfera de pressão. Para que o hélio instalado no organismo dos mergulhadores possa sair, a pressão parcial deste gás no ambiente precisa ser diminuída gradualmente.
Oceano (em grego: Ωκεανός, "Okeanos") é o corpo de água que cobre a maior parte da superfície da Terra, sendo constituído por água salgada. O oceano global corresponde a 97% da hidrosfera, cobrindo aproximadamente 71% da superfície da Terra (uma área de 361 milhões de quilômetros quadrados).
As intensas pressões no fundo do oceano tornam um ambiente extremamente difícil de explorar. Embora você não perceba, a pressão do ar empurrando para baixo em seu corpo ao nível do mar é de cerca de 15 libras por polegada quadrada. Se você fosse para o espaço, acima da atmosfera da Terra, a pressão cairia para zero.