A fototerapia é um tratamento que envolve a exposição das áreas afetadas da pele à luz ultravioleta (UV). Ela é capaz de interromper a superprodução de células da pele e de suprimir o sistema imunológico, reduzindo a inflamação, a coceira e até clareando a pele de quem tem psoríase.
A fototerapia é principalmente indicada nos casos de icterícia do recém-nascido, também chamado de hiperbilirrubinemia do recém-nascido, em que o bebê apresenta a pele mais amarelada devido ao acúmulo do pigmento bilirrubina.
O tratamento mais eficaz para icterícia é a fototerapia em recém-nascidos. Trata-se de um equipamento que emite uma luz clara (a luz azul é considerada a mais eficaz) capaz de quebrar o excesso de bilirrubina presente na corrente sanguínea, de forma que ela seja eliminada mais rapidamente pelo organismo.
O Biliblanket é um colchão com fibra ótica luminosa com a qual a pele do RN fica em contato direto, mas sua eficácia é pequena devido à pequena superfície corporal exposta, já o Biliberço é um aparelho com sete lâmpadas dispostas na base de um berço de acrílico, com colchão de silicone, sendo a luz refletida na cúpula ...
Portanto, são cuidados de enfermagem ao RN em fototerapia: fazer exame físico, determinar peso e idade gestacional, monitorar alterações cutâneas, evitar uso de fraldas exceto em RN pré-termo, verificar a superfície da pele exposta luz, posicionar corretamente obedecendo distância mínima, utilizar proteção ocular opaca ...
Porém, os pesquisadores que preconizam o esquema terapêutico não são unânimes quanto ao valor de bilirrubina sérica para a indicação de fototerapia: de 5 a 8 mg/dl6 e de 8 a 12 mg/dl1.
O tratamento de fototerapia neonatal ou banho de luz pode durar até 7 dias no hospital dependendo da necessidade. Em casa esse tempo pode ser menor, necessita-se de aproximadamente 2 dias. Um dos benefícios do banho de luz domiciliar é o conforto de estar em casa e a mãe não precisar se separar do bebê.
A fototerapia tem efeitos colaterais tanto a curto quanto a longo prazo. Em curto prazo, a fototerapia fluorescente pode, às vezes, produzir hipertermia e este aumento da temperatura pode elevar a perda insensível de água, principalmente em prematuros muito pequenos, levando à desidratação.
O tratamento da Fototerapia pode ser feito com dois tipos de luz: LED e Laser. Com o Laser, são dois tipos de aplicação, pontual e a por varredura.
A Fototerapia é um tratamento que trata manchas, acnes e lesões de pele e tecidos moles. Ela também unifica, ilumina e melhora a aparência da pele do rosto. Nesse procedimento é utilizado a Máscara de LED – que emite diferentes cores de luzes – e cremes com princípios ativos para diferentes queixas.