Os platelmintos possuem sistema nervoso centralizado e ganglionar com dois gânglios nervosos de onde partem dois cordões que se estendem pelo corpo. Desses cordões partem os nervos que atuam no controle de músculos e no recebimento de estímulos.
Quem são os animais dos platelmintos?
Os platelmintos são animais invertebrados, com corpo achatado dorsoventralmente, triblásticos, acelomados e apresentam simetria bilateral. Podem ter vida livre ou parasitária. Planária: esquema da disposição dos sistemas desse animal.
Quais as principais diferenças entre os animais do filo platelmintos com os animais nematelmintos observando características embrionárias e dos sistemas fisiológicos?
Fisiologia. De modo geral, os nematelmintos apresentam muita similaridade fisiológica com os platelmintos. As principais diferenças estão nos processos digestivos e em algumas particularidades do sistema excretor.
Como o sistema nervoso evoluiu no reino animal?
O aumento da complexidade do sistema nervoso Com o aparecimento de animais de simetria bilateral, há duas novidades: uma cabeça (cefalização) e a centralização do sistema nervoso. A cabeça passa a abrigar a porção mais desenvolvida do sistema nervoso. ... Nos vertebrados o sistema nervoso é muito mais elaborado e complexo.
O que são platelmintos dê exemplos?
Os platelmintos são chamados de vermes achatados, ou planos, e são agrupados dentro do filo dos Platyhelminthes, no Reino Animal. ... São exemplos de platelmintos as tênias e as planárias, assim como outros vermes parasitas, como o Schistosoma causador da esquistossomose.
O que é o sistema digestório completo?
Designação do tubo digestivo com duas aberturas, nomeadamente uma boca para a entrada de alimentos e um ânus para eliminação dos resíduos alimentares não absorvidos.
Como funcionam os gânglios nervosos?
Graduada em Zootecnia (FAGRAM, 2006) Os gânglios nervosossão aglomerados de corpos celulares de neurôniosque se localizam fora do sistema nervoso central, próximo à coluna vertebral, que se associam aos nervos, funcionando como estações de interligação entre neurônios e estruturas do organismo.
Quais são os tipos de gânglios?
O gânglio é envolvido pelo tecido conjuntivo, e internamente o gânglio é constituído por neurônios esféricos ou asteriscos (que são grandes células com núcleos que possuem vesículas). Existem dois tipos de gânglios, os sensitivose os autônomos. Estes últimos se subdividem em simpáticos e parassimpáticos, localizando-se no sistema autônomo ...
Como funciona o gânglio autônomo?
Assim como o gânglio sensitivo, o gânglio autônomo também vai possuir um envoltório de tecido conjuntivo. O sistema nervoso autônomo simpático e o sistema nervoso autônomo parassimpático possuem algumas diferenças anatômicas.
Qual é o tipo de neurônio autônomo?
Cada corpo celular é rodeado por células similares às células de Schwann, e tem o papel de sustentação, que fica a cada lado da medula espinhal. É possível encontrar no gânglio autônomo o neurônio pós-ganglionar. Trata-se de neurônio de tipo multipolar, com corpo celular volumoso, citoplasma com granulações e nucléolo saliente.