Mudanças. O processo de construção do projeto político-pedagógico de uma escola é dinâmico, exige esforço coletivo e comprometimento. Não é apenas a elaboração de um documento escrito; deve ser legitimado na ação. É um desafio para a transformação da realidade que se apresenta.
Superando administrações verticais, surgem propostas de gestão democrática, possibilitando a par- ticipação do coletivo na construção do PPP da instituição escolar. ... Para a participação deixar de ser mera teoria, ela precisa ganhar vida nas ações diárias, consolidando-se como gestão democrática.
A construção do Projeto Pedagógico é um processo que compreende três momentos distintos e interligados: - Diagnóstico da realidade da escola; - Identidade da escola, decorrente do levantamento das concepções do coletivo; - Programação das ações a serem desenvolvidas pelo coletivo.
O PPP é um documento nortear que deve ser elaborado por todas as escolas com o objetivo de orientar as práticas educacionais durante todo o ano letivo. ... Há instituições que o constroem por meio do Conselho Escolar, já que ele envolve representantes dos diversos segmentos da comunidade.
O PPP tende a seguir um delineamento básico a partir de quatro principais etapas: identificação das finalidades, levantamento de dados específicos, implementação da proposta e acompanhamento das ações.
A elaboração do projeto pedagógico deve ser pautada em estratégias que deem voz a todos os atores da comunidade escolar: funcionários, pais, professores e alunos. Essa mobilização é tarefa, por excelência, do diretor. Mas não existe uma única forma de orientar esse processo.
Ou seja, o PPP é responsável por fazer tanto uma avaliação geral da educação, como direcionar as etapas a serem seguidas durante o ano. É importante lembrar que o Projeto Político Pedagógico da escola é um guia para a execução das atividades e deve manter a flexibilidade necessária para lidar com imprevistos.
É por meio do PPP que a escola define e articula quais conteúdos serão ensinados e como, a partir da realidade social, cultural e econômica em que está presente. Assim, deve ser construído de acordo com as especificidades de cada escola e ser flexível para atender as demandas específicas dos alunos.
Um documento completo deve conter:
Como se vê, o projeto político-pedagógico envolve várias etapas do processo escolar: planejamento de atividades, execução do que foi previsto, avaliação e reavaliação mediante as mudanças. Ele estipula, de forma geral, as principais metas da escola e como isso será realizado.