O capelo é um dos símbolos dessa mudança, por isso é utilizado em cores diferentes por quem vai receber o grau e por quem vai validar o título à turma, papel normalmente exercido pelo reitor. Tradicionalmente, os alunos vestem capelos pretos, enquanto o bacharel utiliza um branco.
Ele representa o poder temporal, fazendo uma analogia com o símbolo da coroa real. Nas cerimônias de formatura, o capelo é usado por quem recebe e por quem outorga o grau.
Beca (veste talar) é um traje académico, especialmente utilizado por formandos em formaturas. Quando usado por magistrados, advogados, juízes e professores universitários é comumente designado de toga.
Hoje, ao se formar, a pessoa usa "gown" (beca) e "cap" (capelo) e, em muitos lugares, é a cor da beca ou da "sash" (faixa) que diz qual é o título que a pessoa está recebendo: "B.A. degree" (grau de bacharel), "Master's degree" (grau de mestre) ou "Ph.
➢ O capelo fica numa posição em que a ponta onde está a tira que cai do capelo fica do lado ESQUERDO. ➢ A faixa do Curso também se posiciona à ESQUERDA, em consonância com a tira do capelo. ➢ Na entrada, quando todos estão em fila, o Capelo será carregado na mão ESQUERDA na altura da cintura, próxima à faixa.
O capelo deve ser usado primeiramente na mão. Os formandos entram segurando o capelo na mão direita, com o cordão (pingente) posicionado no lado esquerdo. Após a imposição da Outorga de Grau, o capelo deve ser usado na cabeça, com o cordão (pingente) posicionado no lado esquerdo.