O Quimbol é praticado por duas equipes de quatro pessoas (cada), em quadras de voleibol, utilizando o poste de fixação da rede como limitação de jogo aéreo. O jogo é dividido em quatro tempos de dez minutos cronometrados. A partida termina no quarto tempo com a vitória da equipe que obteve maior número de pontos.
Inventada por Joaquim Bueno de Camargo - morto em 2004, aos 74 anos - a modalidade era conhecida, como 'o jogo do Quim' e, depois, tornou-se o Quimbol. "O Quim começou a desenvolver o esporte em 1947, no Pontal do Paranapanema.
O JOGO – O Quimbol é praticado por duas equipes de 4 (quatro) pessoas, em quadras de voleibol (ou outros espaços adaptados), utilizando-se o poste de fixação da rede como limitação do jogo aéreo. A altura (oficial) da rede atualmente para o jogo adulto masculino é 2,30m e para o feminino 2,10m.
História. O "Quimball ou Quimbol, é um novo jogo construído a partir das idéias do "Quim"- Joaquim Bueno de Camargo (falecido aos 78 anos em 2004), daí seu nome, pois quando surgiu (1947) seus amigos denominavam a nova prática como o "Jogo do Quim".
Brasil Todas as idades podem praticar o esporte juntas, sendo o único esporte de raquete coletivo e reconhecido oficialmente. Inicialmente conhecido como "Jogo do Quim", o quimbol é praticado em todo o Brasil e também ganhou adeptos em países como Canadá, Estados Unidos e Cuba.
Durante os testes foi observado que a raquete de tênis de mesa, em algumas jogadas deixava a desejar com a bola batendo no braço da criança devido ao seu tamanho, aí pensou em aumentar um pouco as dimensões da raquete, e desta forma o esporte foi ganhando praticantes e divulgadores locais.
O jogo é dividido em quatro tempos de dez minutos cronometrados. A partida termina no quarto tempo com a vitória da equipe que obteve maior número de pontos. Em caso de empate, é realizado um quinto tempo (melhor de cinco pontos) sem troca de lados, iniciada pela equipe que marcou o último ponto.
O Quimbol é uma mistura do vôlei, do tênis e do futebol. O esporte é direcionado para todas as idades, mas por ser um jogo mais tranquilo e cheio de técnicas, geralmente atrai pessoas acima de 50 anos.
dez minutos O JOGO- O Quimbol é praticado por duas equipes de quatro pessoas (cada), em quadras de voleibol, utilizando o poste de fixação da rede como limitação de jogo aéreo. O jogo é dividido em quatro tempos de dez minutos cronometrados.
LANCE LIVRE Lance livre é a cobrança das faltas. MODO: a cobrança da penalidade pode ser feita por qualquer jogador da quadra ou aquele que o técnico designar. O jogador se posiciona logo atrás da linha de 3 metros, levanta a bola e arremessa-a com a raquete contra o adversário.