Resposta: As ligações covalentes ocorrem por meio do compartilhamento de elétrons, para se estabilizarem; ocorre geralmente entre dois ametais ou entre um metal e o hidrogênio e também pode ser chamada de ligação molecular já que forma moléculas.
Uma ligação iônica envolve forças eletrostáticas que atraem íons de cargas opostas. Íons são átomos em desequilíbrio elétrico e apresentam carga positiva ou negativa. Ocorre quando reagimos um metal com ametal ou um metal com hidrogênio.
Um tipo especial de ligação covalente é a ligação covalente dativa, também conhecida como ligação covalente coordenada, que ocorre quando um único átomo fornece ambos os elétrons da ligação. Cada átomo pode potencialmente ceder apenas um par de elétrons para o outro.
As ligações covalentes podem ser classificadas em dois tipos: ligações covalentes polares e ligações covalentes apolares. Observando a polaridade das ligações e a geometria da molécula, somos capazes de verificar se uma molécula será polar ou apolar.
A ligação metálica ocorre pela atração elétrica entre os cátions (íons positivos) e os elétrons livres. Esta atração é muito intensa, o que garante o estado sólido dos metais nas condições ambiente, exceto no caso do mercúrio, o único metal líquido.
A fórmula de uma substância formada por ligação iônica é denominada íon-fórmula, a qual é construída a partir do cruzamento das cargas do metal e do ametal (ou do hidrogênio).
b) A ligação covalente se faz por transferência de elétrons, e a ligação iônica, pelo compartilhamento de elétrons com spins opostos. c) A ligação covalente se faz por atração de cargas entre átomos, e a ligação iônica, por separação de cargas.
Por exemplo, as ligações covalentes fortes mantêm juntos os blocos de construção química que formam uma cadeia de DNA. As ligações de hidrogênio mais fracas, por outro lado, mantêm unidas as duas cadeias da dupla hélice do DNA.
Existem alguns tipos diferentes de ligações covalentes, que serão detalhadas a seguir, utilizando-se a representação eletrônica de Lewis para facilitar o entendimento: