O que é o SAMU Nas Unidades de Suporte Básico, a equipe é composta por um condutor-socorrista e um técnico em enfermagem, enquanto, nas Unidades de Suporte Avançado, a equipe composta por um médico, enfermeiro e um condutor-socorrista.
Os técnicos do atendimento telefônico que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.
Cada ambulância está equipada para o atendimento de Suporte Básico de Vida, sendo tripulada por dois profissionais, um é condutor e o outro técnico/auxiliar de enfermagem. Atualmente, o SAMU conta com 122 ambulâncias habilitadas.
Como Funciona
1 – Realizar estágio
Quem paga o SAMU após implantação? O município e governo federal custearão o SAMU após implantação.
Quando alguém liga para o 192, a chamada é atendida por um Telefonista Auxiliar de Regulação Médica, conhecido por Tarm. Esse funcionário coleta as informações básicas do solicitante e do paciente e pergunta qual é a urgência.
1 – Realizar estágio
TIPO D - Ambulância de Suporte Avançado: veículo destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou de transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos.
Profissionais da área da saúde: médicos, enfermeiros; auxiliares de enfermagem e técnicos de enfermagem. Profissionais de outras áreas: policiais, guarda municipal; bombeiros e motoristas de veículos de urgência e emergência.