Um buraco é perfurado em uma árvore de bordo para que sua seiva caia em um recipiente; A seiva é fervida até que a maior parte da água evapore, formando um xarope espesso e açucarado, que passa por um processo de filtragem para remover suas impurezas.
Ele tem um sabor parecido com o do caramelo com algumas notas de baunilha amadeirada. Mas seu gosto varia de acordo com a região e a época da extração da seiva. Os xaropes de bordo são classificados em diferentes graus, que variam de acordo com a cor do produto.
O mel, o melaço e o xarope de milho podem ser substituídos pela mesma quantidade de maple syrup, sem alterar a quantidade de líquido, pois possuem teor de umidade similar. ... Eles possuem o mesmo poder adoçante, substitua 100 g de açúcar por 100 g de açúcar de bordo.
A autora principal do estudo, Nathalie Tufenkji, conta que o xarope de bordo, também chamado de maple syrup, já é usado para tratar problemas de saúde. ;As populações nativas do Canadá, há muito tempo, usam esse produto para combater infecções.
Alguns sugerem que, se você usa o xarope de bordo para cozinhar, o melhor substituto nesse caso, seria, o melaço, por ser um adoçante natural e, portanto, com menos carga calórica.
O maple syrup é bastante diferente do agave e do mel: ele tem um sabor mais forte e coloração mais escura, além de ser menos doce. É composto por açúcares e, por isso, deve ser consumido com moderação apesar de ser um produto natural, sem aditivos químicos.
Os padeiros frequentemente usam o melaço em biscoitos, pão de centeio e pão de gengibre. Se o melaço constar na sua receita e não houver nenhum disponível, então substitua-o por outro adoçante. Tente xarope de milho, açúcar mascavo ou mel.
Dica: Você pode substituir as framboesas por morango ou banana amassada com algumas gotas de suco de limão.
Bordo é uma árvore nativa da América do Norte, cheia de seiva rica e doce, usada há milênios pelos povos tradicionais, tanto como adoçante quanto como remédio. É dessa árvore que se extrai o famoso xarope de bordo, um alimento muito usado pelos veganos em substituição ao mel.