O teatro de sombras é uma arte muito antiga, originária da China, de onde se espalhou para o mundo. Consiste na manipulação de um boneco de varas, entre uma luz e uma tela, o que faz com que o espectador, sentado diante da tela, veja apenas a sombra do boneco.
Passos a seguir para fazer um teatro de sombras em casa
A peça teatral é organizada em cenas e atos. Um ato é um dos momentos da obra que pode corresponder a tudo o que acontece no mesmo período, no mesmo dia ou no mesmo ano. Os atos podem se dividir em cenas.
Materiais para Fazer Teatro de Fantoches
O TEATRO DE SOMBRAS MAIS CONHECIDO É REALIZADO COM PROJEÇÕES DE LUZ SOBRE BONECOS E CENÁRIOS FEITOS DE PAPELÃO EM UMA SUPERFÍCIE, GERALMENTE TRANSLÚCIDA. HÁ AINDA O TEATRO DE SOMBRAS FEITO COM FORMAS CRIADAS A PARTIR DE POSIÇÕES FEITAS COM AS MÃOS.
China Algumas en- ciclopédias afirmam que o primeiro teatro de sombras surgiu na China, onde um imperador chamado Wu'Ti, ordenou ao mago da corte que ressuscitasse a sua bai- larina favorita, trazendo-a de volta do reino das sombras.
A característica que se distingue desse tipo de proposta teatral é a criação de efeitos visuais através da utilização de uma fonte de iluminação poderosa que se projeta sobre uma superfície lisa e branca, a mais usual é sobre uma tela e uma parede.
Elas podem ser operadas por baixo, com varas, como no teatro javanês; com varas que ficam em ângulo reto com a tela, como no teatro chinês e grego; ou por meio de cordões escondidos atrás dos bonecos como nas sombras chinesas. O teatro de sombras não precisa se limitar a figuras planas.
Entre os principais elementos de uma peça de teatro estão os personagens e a trama. Os personagens são as pessoas ou outros seres que participam da história. Normalmente há um conflito entre dois ou mais personagens. Por exemplo, eles podem desejar o mesmo trono, a mesma princesa ou o mesmo tesouro.
Favorece a concentração e a memória As capacidades cognitivas, que englobam fatores como foco, atenção, concentração, memorização, dicção e percepção, são algumas das áreas mais beneficiadas pela prática de aulas de teatro e outras artes, como a dança e a música.