Cementação é um processo em que metais ferrosos são colocados em contato com ambiente rico em carbono, o que permite anexar carbono na superfície do metal por difusão, criando um gradiente de concentração de carbono entre a superfície e o interior do metal.
A carbonitretação é um processo termoquímico de introdução de carbono e nitrogênio no aço a partir de uma mistura de gases apropriada. O carbono provém de um gás rico em carbono e o nitrogênio a partir da amônia dissociada.
8 - Tratamentos termoquímicos: cementação, nitretação e carbonitretação
Os aços para cementação são, portanto, de três tipos : a) aços-carbono; b) acos-liga de baixo teor em liga; c) aços-liga de alto teor em liga. a) Aços-carbono para cementação - O teor normal de carbono nesses aços é 0,08 a 0,25 %, os outros elementos apare- cendo nas porcentagens usuais.
Geralmente, o processo de cementação é realizado em peças com um baixo teor de carbono, variando entre 0,2% e 0,3%. Para a realização do processo de cementação, a peça é envolvida em um meio rico em carbono, sendo aquecida durante determinado período de tempo, a uma temperatura específica.
Revenimento é um processo feito após o endurecimento por têmpera. Peças que sofreram têmpera tendem a ser muito quebradiças. O resultado do revenimento é uma combinação desejável de dureza, ductilidade, tenacidade, resistência e estabilidade estrutural. ...
O objetivo da carbonitretação é formar no aço uma camada resistente ao desgaste de 0,07 a 0,70 mm. Por empregar temperaturas menores que a cementação gasosa, produz uma menor distorção que este processo. ... Também a resistência à fadiga e ao impacto são maiores em peças carbonitretadas do que nas cementadas a gás.
A carbonitretação é normalmente feita em peças pequenas que requerem resistência à fadiga e dureza superficial elevadas.
Cementação é o tratamento termoquímico que consiste em se introduzir carbono na superfície do aço pelo mecanismo de difusão atômica com o objetivo de se aumentar a dureza superficial do material, depois de convenientemente temperado.
Tratamentos termoquímicos são processos que visam a adição, por difusão, de carbono, nitrogênio ou boro na superfície do aço. Como a difusão desses elementos nos aços só é significativa em altas temperaturas (5ºC), o tratamento é denominado termoquímico.