Os corantes podem ser caramelo, derivados da queima de açúcar; naturais, à base de plantas ou animais; e artificiais, "sintetizados por via petroquímica ou do alcatrão do carvão mineral", como descreveu Giannini.
Lista dos principais aditivos a evitarE102 Tartrazina - Corante AmareloLicores, fermentados, cereais, iogurte, gomas, balas, caramelosE124 Corante VermelhoRefrescos, gelatina, gomas, balas, geleias, compotas, bolachasE133 Corante Azul BrilhanteLaticínios, balas, cereais, queijos, recheios, gelatina, refresco
Os corantes são aditivos alimentares definidos como: toda substância ou mistura de substâncias que possui a propriedade de conferir, intensificar ou restaurar a coloração própria do alimento.
Mas, os corantes são permitidos na indústria alimentar, com certeza. E são permitidos até quantidades específicas – porém, estudos também já demonstraram que essas mesmas quantidades, permitidas por lei (Resolução – CNNPA nº 44, de 1977) são extrapoladas muitas vezes.
Corante azul Tudo que você vai precisar é do corante roxo feito a partir do repolho e 1/2 colher (café) de bicarbonato de sódio. Misture os dois e você consegue o corante azul!
"Os corantes artificiais, quando consumidos com frequência, podem prejudicar a pele da pessoa, causando alergias, irritar a mucosa do estômago e causar problemas respiratórios. Esses aditivos também podem interferir no processo metabólico do organismo", destaca a nutricionista Sabrina Lopes.
Muitos estudos mostram que os corantes estão diretamente associados aos casos de hiperatividade na infância. Além disso, podem haver problemas de pele, como erupção cutânea e inchaço", explica a profissional.
Considera-se corante natural, o pigmento ou corante inócuo extraído de substância vegetal ou animal. O corante caramelo é o produto obtido a partir de açúcares pelo aquecimento em temperatura superior ao seu ponto de fusão. Já o corante artificial ou sintético é a substância obtida por processo de síntese.
Corantes são toda substância, seja ela, natural ou sintética, que quando aplicada sobre um material adiciona cor. No entanto, eles só promovem o tingimento e não a cobertura, assim mantendo a transparência do material, diferentemente dos pigmentos.