Infusão em bolus: o medicamento é aplicado diretamente na veia do paciente em um tempo menor ou igual a um minuto.
Devo primeiramente separar e estar em mãos os materiais necessários para este procedimento:
[ Medicina ] Dose grande de uma substância, geralmente administrada por via intravenosa (ex.: bólus de glicose; bólus de insulina; bólus de soro fisiológico).
Bolus em medicina refere-se à administração de uma medicação, com objetivo de aumentar rapidamente a sua concentração no sangue para um nível eficaz. A administração pode ser efectuada por via intravenosa, via intramuscular, subcutânea ou intraretal.
Adultos e adolescentes acima de 15 anos: em dose única de 2 a 5mL (IV ou IM); dose máxima diária de 10mL. Crianças e lactentes: em crianças com idade inferior a 1 ano, dipirona Injetável deve ser administrada somente pela via intramuscular. Caso necessário, dipirona Injetável pode ser administrada até 4 vezes ao dia.
No modo de bolus (manualmente programável), pressione ou mantenha pressionada a tecla purgar para iniciar a infusão. O alarme soa e o indicador de operação pisca na cor verde. Inicia a infusão da solução. Interrompe a infusão da solução.
Método de Administração em "bolus" Utiliza-se, para isso, uma seringa que irá injetar lentamente o alimento, utilizando a força da gravidade sobre o êmbolo ou aplicando uma pressão levemente sobre ele. A seringa deve manter-se conectada ao equipo ou diretamente à sonda acima da cabeça do paciente.
Insulina basal e bolus O pâncreas secreta a insulina de duas maneiras: Gotas contínuas, conhecidas como insulina basal, que permanecem em níveis baixos no sangue o tempo todo. Grandes quantidades de insulina, chamadas de bolus, que são liberadas quando há aumento de açúcar no sangue, geralmente após as refeições.
Dipirona pode ser diluída em solução de glicose a 5 %, solução de cloreto de sódio a 0,9% ou solução de Ringer-lactato. Entretanto, tais soluções devem ser administradas imediatamente, uma vez que suas estabilidades são l imitadas.
A dipirona é um medicamento da família das pirazolonas, de atividade analgésica e antitérmica. Apresenta-se como um medicamento fotossensível e deve ser administrado imediatamente após seu preparo. Deve ser diluída com no mínimo 10 ml de água destilada ou SF.