O exame é realizado em uma sala silenciosa, e o examinador deve ter certeza de que o paciente pode ouvir claramente as perguntas. Os pacientes que não falam português como língua principal devem ser questionados na língua em que são fluentes. O exame do estado mental avalia os diferentes parâmetros da função cognitiva.
O Exame do estado mental (EEM) é o processo através do qual o profissional que trabalha com saúde mental (geralmente psiquiatras e psicólogos) examina sistematicamente o estado mental de um paciente. Cada função mental é considerada separadamente de uma forma paralela a um exame físico.
Aborda questões referentes à memória recente e registro da memória imediata, orientação temporal e espacial, atenção e cálculo e linguagem - afasia, apraxia e habilidade construcional.
A Avaliação do Estado Mental é essencial não só para o diagnóstico de possíveis transtornos psiquiátricos, como também identificação de outros diagnósticos, importantíssimos ao planejamento do cuidado em saúde pelos enfermeiros.
Atenção e cálculo A atenção e o cálculo podem ser avaliados através de um técnica simples que consiste em pedir à pessoa para ir contando desde 30 para trás, subtraindo sempre 3 números. Deve-se pedir pelo menos 5 números, e por cada certo atribuir 1 ponto.
Escutar o paciente com atenção e interesse e, principalmente, valorizar a comunicação não verbal, devem ser peças-chaves em todos os atendimentos. Para o enfermeiro que nunca teve nenhum contato com a área de saúde mental, a falta de procedimentos invasivos parece incoerente.
Avaliação de sanidade mental para fins de processo administrativo disciplinar. Em caso de servidor acusado em Processo Administrativo Disciplinar, a junta pode ser solicitada a avaliá-lo quanto a sua sanidade mental, devendo essa junta ter a participação de pelo menos um médico psiquiatra.
Sem dúvida, o Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) é o teste mais empregado, apresentando todas as características descritas acima, sendo aplicado em cerca de cinco a sete minutos.
Para avaliar a retenção deve-se dizer 3 palavras diferentes para a pessoa, como "Pêra", "Gato" ou "Bola" e pedir para que a pessoa as decore. Passado alguns minutos deve-se pedir à pessoa para repetir as 3 palavras e, por cada palavra correta, deve-se dar 1 ponto.
O Mini Exame de Estado Mental – MEEM ou Mini Mental – é um dos questionários mais aplicados por aqueles profissionais que atendem população idosa. Este teste é usado de forma eficaz para o rastreio cognitivo, como em casos de demências.