Cada elemento químico é representado por um símbolo. Em geral, o símbolo do elemento deve ser a letra inicial do seu nome, em letra de imprensa maiúscula. Outros são seguidos pela segunda letra do elemento. Outros têm o seu símbolo derivado do seu nome em latim.
Colunas: as colunas, grupos ou famílias, são as 18 linhas verticais que aparecem na tabela periódica. As famílias A e B possuem 8 grupos cada uma: Família 1A: Metais Alcalinos (lítio, sódio, potássio, rubídio, césio e frâncio).
Tão simplesmente para os identificar e abreviar a escrita quando falamos dos mesmos. Os símbolos químicos tornam ainda mais fácil a sua representação da tabela periódica assim como em fichas de utilização de misturas/rótulos.
Um símbolo químico consiste em cada uma das abreviaturas formadas por uma ou duas letras que se utilizam para designar os elementos químicos e que na sua maioria procedem da designação grega ou latina desses elementos. Por exemplo, H (hydrogenes) para o hidrogénio.
Fora da tabela periódica, a IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) determina que os elementos químicos devem ser representados escrevendo-se o símbolo no centro, o número atômico (Z) na parte inferior esquerda e o número de massa (A – soma dos prótons e dos nêutrons no núcleo atômico) na parte superior ...
A versão mais recente da tabela, utilizada pela União Internacional da Química Pura e Aplicada (IUPAC), é composta por 118 elementos químicos.
O símbolo químico é a letra inicial, maiúscula, do seu nome latino seguida, quando necessário, de uma segunda letra minúscula da substância.
O símbolo de cada elemento químico é colocado em um "quadrado", que contém também as suas principais características, que são o número atômico, a massa atômica e a configuração eletrônica, isto é, a disposição dos elétrons nos níveis ou camadas ao redor do núcleo.
Elemento químico é o conjunto dos átomos com o mesmo número atômico, ou seja, com a mesma quantidade de prótons em seu núcleo. ... Do mesmo modo, o elemento químico é um conjunto de átomos com o mesmo número atômico, mas a menor parte é apenas um átomo.
A tabela periódica tradicional ordena os elementos químicos por número atômico (número de prótons), configuração dos elétrons e propriedades químicas.