A Reação em cadeia da polimerase - RCP ou polymerase chain reaction - PCR é uma técnica utilizada na biologia molecular para amplificar uma única cópia ou algumas cópias de um segmento de DNA em várias ordens de grandeza, gerando milhares a milhões de cópias de uma determinada sequência de DNA.
Com este texto, queremos trazer a base biológica do diagnóstico da Covid-19 pela técnica do RT-PCR que vem sendo utilizado por laboratórios de análises clínicas ao redor do mundo. A sigla RT-PCR significa, em português, reação da transcriptase reversa seguida pela reação em cadeia da polimerase.
O RT-PCR utiliza técnicas de biologia molecular para detectar se o vírus SARS-CoV-2 está presente no corpo. É o exame considerado "padrão-ouro" para diagnóstico e é indicado para quem está com sintomas da COVID-19.
Para isso, é inicialmente colhida a amostra do paciente, por meio de um swab nasal e nasofaríngeo (isto é, cotonetes estéreis colocados no fundo do nariz e da garganta) ou amostra de sangue, em alguns casos. Tendo o material do paciente, todos as amostras microbiológicas são extraídas para análise.
Os primers de PCR são pedaços curtos de DNA de fita simples, geralmente por volta de 20 nucleotídeos de comprimento. Dois primers são usados para cada reação de PCR, e eles são projetados de modo que englobem a região de interesse (região que deve ser copiada).
A PCR Real Time baseia-se na detecção da fluorescência emitida por uma molécula repórter que aumenta à medida que a reação avança. ... A PCR Real Time é também referida como RT-qPCR quando é inserido ciclo adicional de transcrição reversa, que leva à formação de uma molécula de DNA a partir de uma molécula de RNA.
O PCR-RT é um exame que atua detectando o material genético do vírus. Ele apresenta resultados confiáveis, sendo o exame de escolha para doentes que estejam com sintomas compatíveis com covid-19.