Os esteroides androgênicos anabólicos (EAA ou AAS – do inglês anabolican drogenic steroids) são um grupo de compostos naturais e sintéticos formados pela testosterona e seus derivados. Atualmente, estão sendo empregados de forma abusiva e indiscriminada para melhora da performance esportiva e estética.
RESUMO: Esteróides androgênicos anabólicos são recursos ergogênicos comumente utilizados por atletas em busca de melhores desem- penhos. Entretanto, o uso destas substâncias por indivíduos não atletas, para fins estéticos, vêm se tornando um problema crescente em academias e centros esportivos.
Os efeitos anabólicos promovem o aumento da massa e da força muscular; enquanto os efeitos androgênicos ocasionam o desenvolvimento de características virilizantes. A carga androgênica também é responsável pela maior parte dos efeitos colaterais gerados por essas substâncias.
Os esteroides anabolizantes androgênicos (EAA) são derivados sintéticos da testosterona utilizados inicialmente para fins terapêuticos. Atualmente, essas drogas estão sendo empregadas, de forma abusiva e indiscriminada, para melhoria da performance esportiva e para fins estéticos.
Os anabolizantes esteróides são drogas derivadas do hormônio testosterona e são conhecidos, principalmente, pelos efeitos que causam nos músculos (hipertrofia muscular).
Os esteroides androgênicos anabólicos, mais conhecidos como anabolizantes, são um produto derivado principalmente da testosterona, hormônio responsável por muitas características que diferem homem e mulher. Eles atuam no crescimento celular e em tecidos do corpo, como o ósseo e o muscular.
Considerando-se apenas o sexo masculino, a incidência foi de 24%. Os compostos mais utilizados foram estanozolol e decanoato de nandrolona (Deca-Durabolin).
Esteroides têm o propósito de aumentar a massa muscular, força e agressividade. Como efeito, algumas pessoas fazem uso dos esteroides anabolizantes para aumentar o tamanho dos músculos e força, o que alguns acreditam também melhoraria a aparência.
As ações da testosterona e dos andrógenos correlatos podem ser divididas em duas categorias principais: efeitos androgênicos, relacionados especificamente com a função reprodutora e com as características sexuais secundárias, e efeitos anabólicos, que dizem respeito, de maneira geral, à estimulação do crescimento e ...
A utilização abusiva de EAA ocasiona desequilíbrios hormonais, aumentando o risco de ginecomastia, entre outros efeitos colaterais. A ginecomastia parece ser comum em usuários de EAA do sexo masculino.