A Taiga ou floresta boreal é um bioma formado principalmente por plantas do tipo coníferas, por isso também é chamado de Floresta de Coníferas. Localiza-se no hemisfério norte do planeta, abrangendo a Ásia (Sibéria, Japão), América do Norte (Alasca, Canadá, sul da Groenlândia) e Europa (parte da Noruega, Suécia).
A espécie tem sido gravemente impactada pela ação do homem, pois necessita de extensos territórios intactos para manter suas populações. Mas estas áreas vêm sendo ameaçadas pela ação de empresas como a Resolute, que exploram espécies nativas de coníferas para a produção de papel e outros produtos.
São as plantas gimnospérmicas da divisão Coniferophyta (ou Pinophyta), na sua maior parte árvores, mas também arbustos escandentes. Estão presentes nas regiões tropicais e temperadas do planeta, onde são o principal componente da flora alpina e os vegetais capazes de viver mais tempo.
A taiga é um bioma localizado no Hemisfério Norte do planeta, em países como Estados Unidos, Canadá e Rússia. É uma vegetação típica de clima frio, com elevado grau de adaptabilidade climática, em razão das temperaturas extremas. Esse bioma é conhecido pela homogeneidade das suas espécies vegetais.
A maior floresta do mundo é a Taiga Siberiana, ou Floresta Boreal, situada num maciço florestal quase três vezes maior que a Amazônia, constituído de vinte milhões de quilômetros quadrados, abrangendo Alasca, Canadá, Groenlândia, Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria e norte do Japão.
Recebe também o nome de floresta boreal ou floresta de coníferas, o que se deve à sua cobertura vegetal composta por árvores como ciprestes, pinheiros e abetos. Tanto as espécies vegetais quanto animais são adaptadas ao clima frio do tipo Continental seco, marcado por invernos rigorosos e verões amenos.
Mas a taiga está regredindo desde os anos 1970. Por quê? Os cientistas apontam para a poluição gerada pelo homem tanto in situ como de muito longe. Eles verificaram isso analisando a espessura dos anéis e a densidade da madeira de centenas de árvores mortas e algumas dezenas de vivas.