Como o Índice de Basileia é calculado? O cálculo do IB é feito da seguinte forma: IB = PR / RWA.
É por isso que o Índice de Basileia serve para analisar qual a capacidade dos bancos em honrar seus compromissos financeiros com seus recursos próprios. Sendo que o Bacen exige que o IB tenha valor mínimo de 11% e o máximo de 50%.
O Capital Principal inclui ações, reservas de capital e lucros acumulados, devendo representar no mínimo 4,5% dos ativos ponderados pelo risco (RWA – Risk Weighted Asset)6. ... exposições de crédito (Circular BACEN 3.644), risco de mercado (Circular BACEN 3.646 e 3.674) e operacional (Circular BACEN 3.640 e 3.316).
De acordo com o último Relatório de Estabilidade Financeira emitido pelo Banco Central em outubro de 2020, a média do Índice de Basileia das instituições financeiras do Brasil em junho de 2020 era de 16,3%. Até dezembro de 2019 esse índice era de 17,1%, porém, a queda era esperada em razão da pandemia da covid-19.
O acordo de Basileia é um acordo estabelecido por diversos países a fim de proteger e sustentar o sistema bancário mundial. Seu primeiro encontro se deu na cidade de Basileia na Suíça (daí seu nome) em 1988 entre os maiores representantes dos bancos centrais do mundo.
Entre os riscos de mercado estão inclusos ativos influenciados pelo câmbio Séries A-B-C, a oscilação de algumas taxas de juros, a oscilação dos preços de ações, commodities e/ou mercadorias. Portanto, ao somar os resultados desses indicadores, é possível encontrar o valor de RWA.
O acordo de Basileia III deve forçar bancos a aumentarem suas reservas de capital para se protegerem de crises. Os bancos terão que triplicar, passando a 7 %, o total de suas reservas de proteção contra uma futura crise.
Fonte: GuiaInvest. O Índice de Basiléia do Banco Santander em março de 2021, totalizou 15,2%, permanecendo estável na comparação com dezembro de 2020.
Os princípios relativos à autorização e estrutura para uma supervisão bancária eficaz são em número de quatro, de acordo com o Comitê da Basiléia. Esses princípios tratam especificamente dos poderes e cuidados a serem tomados pelas autoridades de supervisão bancária na criação das Instituições Financeiras.