a) Hidratação cutânea: nessa avaliação, a oleosidade da pele é avaliada em diversas situações, como: após lavagem do rosto, com a utilização de base maquiadora, em fotos, e também a presença de poros dilatados e obstruídos.
Esse diagnóstico foi incluído na taxonomia II da NANDA-Internacional, em 1978, e revisado em 1998, não sendo modificado desde então. É definido como "dano às membranas mucosas, córnea, pele ou tecidos subcutâneos".
A pele é considerada um dos órgãos que mais sofre transformações à medida que a idade avança. Assim, manter a integridade cutânea é de extrema importância para que o organismo se possa defender das diversas alterações ou mudanças às quais a pessoa esteja exposta (DUARTE et al, 2000).
Os fatores internos que influem na pele são genéticos, hormonais, e problemas específicos tais como o diabete.
Os sinais visíveis do envelhecimento da pele
Para saber o tipo de pele é importante levar em consideração algumas características como sensibilidade, idade da pele, pigmentação, oleosidade e tendência para formar rugas, o que pode ser avaliado por meio de exames visuais, táteis ou por meio de aparelhos específicos utilizados por um dermatologista.
A principal intervenção para a manutenção da integridade da pele é a mudança de decúbito, esta é a intervenção mais praticada, fruto de estudos e resultado de evidências baseadas na prática da enfermagem. É um procedimento viável, que deve ser realizado a cada 2 horas e/ou de acordo com a frequência prescrita.
Dentres esses, os DE Integridade da pele prejudicada e Integridade da pele prejudicada classificam- se como DE com foco no problema real. Os DE Risco da integridade da pele prejudicada, Risco de lesão por pressão e Risco da integridade tissular prejudicada classificam - se em DE de risco.
As intervenções de enfermagem incluem cuidado direto e indireto; os tratamentos podem ser iniciados pela enfermeira, médico, ou outro agente provedor. A Intervenção de cuidado direto incluem ambas as ações de enfermagem fisiológicas e psicológicas.
É primordial um cuidado específico para a pele do idoso, e a enfermeira deve atentar para as doenças crônicas como diabetes, neoplasia, doenças vasculares dentre outras, bem como o estado de desnutrição e desidratação que influenciam negativamente na manutenção da integridade da pele e também na cicatrização de lesões.