A enfermaria é a acomodação que o paciente internado divide o espaço com outros pacientes, ou seja, a pessoa fica internada em um quarto coletivo. Para enfermaria, os acompanhantes possuem horários menos flexíveis de acesso, isso porque a privacidade das outras pessoas que estão dividindo o quarto deve ser respeitada.
Planos de saúde ambulatoriais cobrem consultas, exames, atendimentos de urgência e emergência limitados a internações de 12 horas. Já os planos hospitalares cobrem apenas as internações e procedimentos hospitalares.
A principal diferença entre plano de saúde enfermaria e apartamento é a privacidade do indivíduo internado e do seu acompanhante. Isso porque, no plano apartamento o paciente tem um quarto só para si, enquanto na enfermaria precisa dividir as acomodações.
Sim, é possível fazer a portabilidade dentro da própria operadora do seu plano de saúde e fazer a mudança de enfermaria para apartamento. Isso significa que você pode mudar de um plano mais básico para um mais completo, que contemple acomodação em apartamento, por exemplo.
Como funciona um plano enfermaria? Quando opta pelo plano enfermaria, o indivíduo internado, seja para uma cirurgia ou exames, fica em um quarto coletivo. Esse quarto abriga, normalmente, até quatro pacientes.
Quando falamos de acomodação em planos de saúde, nos referimos ao local que o paciente ficará acomodado em caso de internação. Basicamente, o mercado de planos e seguros de saúde conta com os tipos apartamento e enfermaria como opções de acomodação.
A maior diferença entre as duas acomodações é que, na enfermaria (também conhecida como acomodação coletiva), você dividirá o espaço com um ou dois pacientes, dependendo do caso. Já no apartamento, conhecido também como acomodação individual, o espaço será apenas para o seu uso exclusivo.
- Nos casos de atendimento particular, a acomodação será de opção do paciente, dentre as disponíveis no ato da internação; - Caso haja opção por acomodações superiores ao que tem direito no plano de saúde, deverá ser feito depósito para cobertura da diferença de valores do aposento escolhido e dos honorários médicos.