A pressão exercida pelo vapor d'água e pelo amido chega a ser maior que a pressão interna de um pneu de carro e rompe a dura casca do milho. Quando isso ocorre, o amido solidifica-se e transforma-se na espuma branca que comemos. Alguns grãos, mesmo submetidos à alta temperatura, não se transformam em pipoca.
Deixe de molho Em um recipiente, coloque o milho e despeje uma quantidade suficiente de água para deixá-los de molho por 10 minutos. "E por que isso, TudoGostoso?" Porque o milho só estoura se elas estiverem bem hidratados. Dessa forma, você garante que todos os milhos estourem uniformemente!
A origem da pipoca A história da pipoca pelo mundo, começa com indícios comprovam que o milho foi domesticado no México, pela primeira vez, a 9.000 anos atrás. ... Acredita-se que esses nativos teriam descoberto que os grãos de milho estouravam quando atirados no fogo ou na areia quente.
O aquecimento também produz alterações na estrutura da casca do grão de milho, o pericarpo, fazendo com que o vapor d'água não consiga atravessá-lo. Como consequência, o vapor d'água, superaquecido, fica retido sob pressão no interior do grão de milho. ... Apenas o do milho de pipoca se torna impermeável quando aquecido.
Será que a pipoca pode voltar a ser grão de milho?". Importante que os alunos concluam que não há meios, nem maneiras da pipoca voltar a ser milho. E que, portanto, trata-se de uma transformação irreversível.
É um alimento ideal para comer entre refeições, dá sensação de saciedade e não pesa. Uma colher de sopa de milho contém aproximadamente 8g de pipoca (1 porção).
Deixe o milho de molho Se você deixar o milho de molho numa tigela com água por dez minutinhos você hidrata todos os grãos. E é isso que faz com que eles estourem. Fazendo esse truquezinho você garante que não sobre nenhum grão perdido sem estourar na panela.
TRUQUE DOS 3 GRÃOS: Esse truque é fantástico. Ele é muito simples: Deixe o óleo esquentar na panela e, ao invés de colocar a quantidade de pipoca que irá fazer de uma vez coloque apenas três grãos de milho. Assim que os três virarem pipoca, você os retira e daí então coloca todos os outros grãos!
Ninguém sabe ao certo, mas tudo indica que ela surgiu na América há mais de mil anos. Os primeiros europeus que chegaram ao continente descreveram a pipoca, desconhecida para eles, como um salgado à base de milho usado pelos índios tanto como alimento quanto como enfeite para o cabelo!
O primeiro indício da origem da pipoca no mundo é datado no México a 9.000 anos atrás, tanto que em 19, pesquisadores descobriram resquícios arqueológicos de pipoca na Bat Cave no Novo México.