Em roda, um grupo de crianças intercala as mãos: um participante coloca a mão direita sobre a esquerda do colega do lado. Cada jogador bate na mão do outro, que "passa a palma" para o outro amigo, enquanto cantam a música abaixo (cada sílaba vale uma palma), até atingir a letra "u".
Adoleta. Puxa o rabo do tatu, quem saiu foi tu!". No momento do "tu", o objetivo da pessoa que vai bater é acertar a mão do colega e o objetivo do colega é fugir. Ganha quem cumprir com o objetivo.
Em uma roda, as crianças colocam a mão direita sobre a mão esquerda do seu vizinho, com a palma para cima. A primeira bate a mão direita na direita do vizinho. Quem recebe o tapa repete o feito e assim vai, a cada sílaba cantada, até o final da cantiga. O último a levar o tapa sai do jogo.
Adoleta do francês "Andouilette" chamada também de adoletá ou adotecá (em Portugal, Um-Do-Li-Tá) é uma brincadeira infantil brasileira onde os participantes fazem formação em roda, batem a mão do outro participante e cantam a música "Adoleta". ...
Brincadeiras de roda
A brincadeira adoleta chegou ao Brasil a partir da imigração francesa e desde lá sofreu e ainda sofre diversas adaptações. A adoleta fazia parte do repertório de músicas infantis francesas e já quando chegou ao Brasil sofreu uma mescla de palavras francesas e portuguesas.
pequeno adj./nm.
11+ MELHORES BRINCADEIRAS CANTADAS | CONFIRA AQUI