O enforcamento é uma modalidade de asfixia mecânica que se caracteriza pela interrupção do ar atmosférico até as vias respiratórias, em decorrência da constrição do pescoço por um laço fixo, agindo o peso do próprio corpo da vitima como força ativa.
Assim, como exemplo da asfixia mecânica temos a interrupção da respiração por causas internas (afogamento, edema da glote, corpos estranhas intratraqueobrônquicos, asma, etc.) e por causas externas, provocando compressão extrínseca das vias aéreas (estrangulamento, enforcamento, massas tumorais das regiões vizinhas).
Existe também o estrangulamento antebraquial que ocorre através da constrição do pescoço pela ação do braço e do antebraço sobre a laringe, o que é popularmente chamado como gravata. Caso sejam usadas as mão para provocar a constrição no pescoço da vítima, a medicina forense chama este ato de esganadura.
Nas asfixias por afogamento, os cadáveres apresentam sangue fluido escuro, característico da tríade asfíxica. A equimose de Tardieu, característica da tríade asfíxica, está presente na congestão polivisceral por disfunção pulmonar.
O legista explicou que asfixia por constrição cervical ocorre através da compressão da região do pescoço, o que provoca interrupção do fluxo de oxigênio, levando a vítima inicialmente à inconsciência e consequentemente à morte.
A cianose é a coloração azulada da pele decorrente de oxigenação insuficiente do sangue. A cianose surge quando circula pela pele sangue sem oxigênio (desoxigenado), que é mais azulado e menos vermelho.
Sufocação direta: asfixia mecânica com obstrução à penetração do ar nas vias respiratórias desde o nariz/boca até a traqueia. (ex: engasgue – corpo estranho) Sufocação indireta: Aquela causa pela compressão externa do tórax, impedindo os movimentos respiratórios.
Asfixia (do grego asphyxía, "falta de pulso") ou sufocação é a dificuldade respiratória que leva à falta de oxigênio no organismo. Pode ser causada por: Baixo conteúdo de oxigênio do ar ambiente; Obstáculo mecânico das vias respiratórias ou dos pulmões.
No artigo, os médicos explicam que a interrupção do fornecimento de sangue ao cérebro humano por apenas 4 segundos já pode ser suficiente para levar à perda de consciência.
Métodos de estrangulamento Enforcamento: a pessoa é suspensa com uma ligadura ao redor do pescoço, promovendo constrição por força da gravidade sobre a massa corporal da própria pessoa. Ligadura: a pressão é aplicada ao redor do pescoço com uma ligadura (por ex.: um fio, uma corda ou um cabo), sem suspensão.